PL veda entrada em lojas de pessoa usando capacete - Jornal Fato
Política

PL veda entrada em lojas de pessoa usando capacete


 

O deputado Gilsinho Lopes (PR) quer proibir a entrada de pessoas usando capacete ou qualquer outro tipo de cobertura que oculte o rosto nos estabelecimentos comerciais públicos ou abertos ao público no âmbito do Estado do Espírito Santo.

 

O republicano é o autor do Projeto de Lei (PL) 298/2016, que será analisado pelas comissões de Justiça, Segurança e Finanças.

 

A matéria disciplina que, nos postos de combustíveis e lojas de conveniência, os motociclistas deverão retirar o capacete antes da faixa de segurança para abastecimento ou do acesso às lojas. A medida inclui os prédios que funcionem no sistema de condomínio.

 

Bonés, capuzes e gorros também ficam proibidos de ser utilizados nesses locais quando cobrirem o rosto com a intenção de dificultar a identificação.

 

Ao justificar a importância da iniciativa, Gilsinho Lopes alerta sobre o momento de "grande tensão" que a sociedade vive. Ele diz que é notório o aumento da violência, em especial nas áreas urbanas, mediante crimes praticados por motoqueiros e caronas, que usam capacete intencionalmente para não serem identificados.

 

"Precisamos criar mecanismos para dificultar a ação desses marginais; daí a importância do projeto, pois impede o uso de capacete ou de qualquer artifício que impeça a identificação de criminosos em ambientes como bancos, postos de combustíveis e supermercados".

Comentários