Paulo Hartung reassume e realiza reuniões com equipe - Jornal Fato
Política

Paulo Hartung reassume e realiza reuniões com equipe


Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

 

O governador Paulo Hartung reassumiu o cargo na tarde desta quinta-feira (25), após oito dias de férias. A ressunção de cargo foi realizada na Residência Oficial da Praia da Costa, na presença de alguns secretários de Estado. Na manhã desta sexta-feira (26), o governador será internado para início das sessões de tratamento de imunoterapia, sendo 6 ao total, que compreende a aplicação de BCG na bexiga. Os médicos que o acompanham informam que ele deve ter alta no mesmo dia ou no dia seguinte ao procedimento, a depender das reações ao tratamento. Em fevereiro, Hartung retirou um câncer na bexiga e está curado. A imunoterapia faz parte tratamento . Licenças médicas não estão previstas.

 

Dando prosseguimento ao tratamento, na manhã desta sexta-feira (26), Hartung será internado no hospital Meridional para iniciar a aplicação de vacina BCG, que faz parte da imunoterapia. De acordo com os médicos, o governador deve ter alta no mesmo dia ou no dia seguinte ao procedimento, a depender das reações ao tratamento. O descanso antes da imunoterapia também foi uma recomendação médica, já que o governador não teve repouso desde que foi submetido à cirurgia, em fevereiro. Licenças médicas não estão previstas.

 

Após reassumir o cargo, o governador Paulo Hartung homologou projetos de lei que foram aprovados na Assembleia Legislativa, entre eles o que autoriza a abertura de crédito de R$ 34 milhões no sistema prisional. Também foi  atendido o pleito da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) com a autorização da doação de bens e equipamentos do Governo do Estado para prefeituras e associações rurais. Hartung também homologou o projeto, de iniciativa do deputado Gilsinho Lopes, que prevê isenção de  taxa para expedição de segunda via da Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento, certidão de Óbito e Carteira nacional de Habilitação (CNH). 

 

Parecer médico

 

O médico urologista que acompanha o tratamento do governador, Cláudio Borges, explica que a licença do governador foi importante para dar seguimento ao tratamento. "O paciente tem feito o um tratamento sem realizar os repousos necessários", ponderou. Cláudio Borges detalhou que os procedimentos da imunoterapia serão iguais aos demais pacientes que tiveram câncer de bexiga. "Inicialmente serão feitas seis injeções da vacina BCG e, depois, a cada seis meses ele fará novas aplicações para manutenção", disse.

 

Imunoterapia

 

O tratamento de imunoterapia que será realizado por Paulo Hartung, terá duração de seis semanas. A medicação aplicada diretamente na bexiga, por meio de um cateter, em vez de ser administrada por via oral ou injetada na veia. A imunoterapia faz com que o próprio sistema imunológico do corpo ataque as células cancerígenas. Dessa forma, os medicamentos afetam principalmente as células que revestem a bexiga, com pouco ou nenhum efeito sobre outras células.

 

Diagnóstico

 

No último mês de fevereiro, após sentir incômodos e sangramento ao urinar, o governador Paulo Hartung foi ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a realização de um exame de imagem e, na oportunidade, os médicos decidiram operá-lo imediatamente. Hartung já fazia um acompanhamento no hospital desde 2003 devido a complicações no rim, por isso decidiram fazer os exames na capital paulista e acabaram detectando o tumor em fase inicial.

Comentários