Partidos buscam definições - Jornal Fato
Política

Partidos buscam definições

Grupo formado majoritariamente por pequenos partidos tenta consenso para eleições municipais


 

Diante do tempo nublado da política em Cachoeiro onde não se sabe até hoje - a 110 dias para as eleições - quem efetivamente será candidato a prefeito e vice, algumas lideranças políticas e partidárias fecharam questão sobre a necessidade de definir nomes para se chegar ao nome de consenso para representá-los na chapa majoritária.

 

No primeiro encontro, que ocorreu nesta semana, estiveram presentes representantes do PV, Pros, PSDC, PHS, PRB e PPL. Outros seis partidos foram convidados e são aguardados para a próxima reunião, na quinta-feira.

 

"Entendemos que esta decisão, pela escolha do candidato de consenso, não deve ficar a mercê ou na dependência de se ter outras candidaturas ou não", afirmou o pré-candidato a prefeito pelo PSDC, o vereador Wilson Dilem.

 

Já o pré-candidato do PV, Romário Miranda, enfatizou que:"tão importante como termos bons nomes aqui, para escolha do grupo, é pensar na cidade e oferecer projeto estrutural, visando o desenvolvimento econômico e social do município", afirmou o Romário do União, como é mais conhecido.

 

Além destes, também foram citados por seus líderes partidários outros pré-candidatos a prefeito: Sabino Cabelereiro, pelo PPL, e o ex-vereador Tuquinha, pelo PHS.

 

O PRB e o PROS não apresentaram pré-candidatos. Inclusive o presidente do PROS, Umberto Jr., ressaltou que seu partido é da base do governo Carlos Casteglione (PT) e que somente tomará qualquer direcionamento após ouvir seus vereadores bem como o prefeito Casteglione. Mas adiantou que no PV, o pré-candidato Romário detém a simpatia do seu partido.

 

Já o presidente do PRB, Alexandre do Gás, ressaltou a transparência e o diálogo democrático do encontro. "Não existe geopolitica nem verticalização no PRB. Todas as decisões serão tomadas em conversas francas e abertas como esta aqui".

 

Estiveram presentes neste primeiro encontro Romário Miranda (PV), Umberto Batista Jr. (Pros), Wilson Dilem (PSDC), Osmar Silva (PHS), Alexandre do Gás (PRB) e Elias Medeiros (PPL).

 

Além da pauta majoritária discutida, os partidos identificam as possibilidades de coligações proporcionais para elegerem o maior número possível de vereadores.

 

O que existe na previsão eleitoral cachoeirense é uma chuva de pré-candidatos a prefeito. Mas pelas contas proporcionais, o grupo acredita que pode se tornar uma grande tempestade para outros com mais visibilidade.

Comentários