Para Victor, OP é herança complicada - Jornal Fato
Política

Para Victor, OP é herança complicada


Foto Divulgação

 

Leandro Moreira

 

Atento às licitações em curso, às obras inacabadas e a projetos de viabilidade de manutenção duvidosa, o prefeito eleito Victor Coelho (PSB) já afirma que o Orçamento Participativo (OP) é uma herança negativa que terá do governo de Carlos Casteglione (PT). As declarações foram concedidas em entrevista coletiva que aconteceu ontem para apresentar a sua equipe de transição.

 

"O OP é uma herança complicada. Há obras prometidas às comunidades e não entregues. E o início do nosso governo será marcado pela dificuldade de conseguir recursos, devido também aos discursos de austeridade financeira que ouvimos dos governos estadual e federal".

 

Neste mesmo rol de espólio administrativo, Coelho também mencionou o Restaurante Popular, cuja obra foi iniciada em 2009, não está finalizada e, ainda assim, a prefeitura comprou, nesta segundo quinzena, acessórios para o seu funcionamento. Há a dúvida se o empreendimento é viável financeiramente para o governo municipal.

 

"Neste caso, terei que avaliar os custos para finalizar, se for o caso, e para manter o Restaurante Popular. Um caminho, caso o município não possa custeá-lo, é fazer concessão para a iniciativa privada", refletiu.

 

O prefeito eleito antecipou que está em seus planos a realização de concurso público para alguns setores da prefeitura, porém que terá de realinhar a forma e o foco, por conta do anúncio feito pela atual gestão de concurso para a área de educação, com 209 vagas.

 

 

Câmara

 

Victor disse que solicitou aos vereadores a concessão de 100% de poder de remanejamento sobre o Orçamento Anual 2017, que já está na Câmara Municipal. Após estudar a peça orçamentária, poderá solicitar também interferências inerentes à fixação de despesas.

 

Quanto aos novos edis, o socialista se reuniu com a maioria deles na quinta-feira, porém ele afirma que não influenciará na eleição para a Mesa Diretora. "Apenas pedi aos vereadores eleitos que trabalhem por Cachoeiro. Só irei participar do processo de eleição para a presidência da Casa de Leis se eu for convidado por eles. Fora isso, não vou interferir".

 

 

Secretariado

 

Embora já tenha alguns nomes em mente para a composição do secretariado, Victor Coelho preferiu não citá-los; mas afirmou que os critérios serão pautados na competência técnica e que a análise perceberá também o quadro efetivo da máquina pública.

 

Outra informação sobre as secretarias é que elas serão reduzidas, assim como a quantidade de contratados, que, atualmente, correspondem a 3.157 dos 6.158 funcionários públicos (efetivos: 2.750; comissionados: 251). Os números da redução só serão divulgados após apuração do material que será colhido pela equipe de transição.

 

 

Agersa será mantida, assim como programas aprovados pelo povo

 

Durante o processo eleitoral, o vice de Victor Coelho, Jonas Nogueira (PP), chegou a falar em público em acabar com a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa).

"Este era o discurso do Jonas quando ele era pré-candidato a prefeito; ao ser vice, conversamos sobre o assunto e esta ideia foi removida. Vou manter e profissionalizar ainda mais esta agência".

Victor disse que todos os projetos e programas do atual governo que têm bons resultados serão mantidos. "Na agricultura, por exemplo, todos os agricultores elogiam o secretário José Arcanjo e os projetos da pasta. Não há porque não darmos continuidade aos projetos executados nesta secretaria", revelou.

 

 

Transição

A equipe de transição do prefeito eleito foi apresentada ontem (está no quadro) e contará com sete profissionais, sendo quatro de Cachoeiro de Itapemirim. Além disso, foi criado site (transicaocachoeiro.com.br) onde estarão todas as informações colhidas pela equipe sobre a administração.

O prefeito Carlos Casteglione cria a sua equipe na segunda-feira e afirmou que estará à disposição para dialogar e fazer uma transição tranquila e cordial. "Cachoeiro hoje está com as contas todas em dia e vamos apresentando os dados na medida em que as equipes de transição forem atuando nesse sentido", acrescentou Casteglione.

 

Confira os nomes que compõem a equipe de transição:

 

- Cleuzei Miranda Smarzaro Moreira

 

- Edmilson de Moraes Paixão

 

- Jorge Elias Piazzarolo

 

- Luciara Botelho Moraes Jorge

 

- Pedro Ivo da Silva

 

- Rogelio Pegoretti Caetano Amorim

 

-Weydson Ferreira do Nascimento

Comentários