Palestra aborda transformação de Medellín - Jornal Fato
Política

Palestra aborda transformação de Medellín


Jorge Melguizo faz palestra sobre transformação de Medellín, cidade colombiana que foi dominada pelo tráfico de drogas e pela violência (Foto: Divulgação)

É possível transformar a realidade social por meio da mudança do comportamento das pessoas? A cidade de Medellín, na Colômbia, é um exemplo de que essa modificação é viável. Antes conhecida mundialmente como um dos principais centros do tráfico de drogas, hoje é considerada um dos destinos mais agradáveis da América Latina, após a reorganização e o desenvolvimento social do município.

 

Um dos agentes com papel de relevância nessa transformação foi o jornalista Jorge Melguizo, que vai falar sobre o assunto em um encontro promovido para associados e convidados, hoje, pelo Sicoob Credirochas.

 

Nos anos 1990, o índice de homicídios em Medellín chegou a 360 casos por cem mil habitantes. Em 2006, baixou para 39. Parte do crédito pelas mudanças na cidade a partir de projetos culturais é atribuída a Melguizo, ex-secretário de Cultura e de Desenvolvimento Social do município.

 

Parques-bibliotecas, grandes edifícios de arquitetura moderna construídos em espaços públicos com áreas de convivência, livros e tecnologia foram o núcleo da transformação. Hoje, esses complexos chegam a receber cerca de cem mil pessoas por semana.

 

Referência

 

O jornalista atuou também em projetos de desenvolvimento em países como Argentina e Uruguai. Ele é referência em nível mundial em políticas públicas, cultura e convivência. Melguizo defende os projetos sociais como motores para a efetivação de grandes mudanças, enfatizando a importância de parceria entre as pessoas e instituições para a melhoria da qualidade de vida da população, desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente.

 

 Para Tales Machado, presidente do Sicoob Credirochas, este debate vai proporcionar o compartilhamento de ideias para o bem-estar coletivo. "Principalmente num momento de crise de valores em nossa sociedade, a percepção de outros pontos de vista sobre as possibilidades de transformação representam esperança e oportunidade de identificar alternativas para a realidade em que vivemos".

 

Em Cachoeiro, o evento será no auditório do Sest Senat.

 

Serviço

 

Hoje

Palestra: A transformação de uma cidade a partir da sociedade

Palestrante: Jorge Melguizo

Local: Auditório do Sest Senat - Cachoeiro de Itapemirim

Horário: 10h00

Realização: Sicoob Credirochas

Comentários