Nove partidos assinam pré-acordo - Jornal Fato
Política

Nove partidos assinam pré-acordo

Onze siglas se reuniram com o deputado Ferraço em Cachoeiro para debater as eleições municipais deste ano


 

por Wanderson Amorim

 

Nove partidos assinaram termo de intenção de participar do grupo formado em torno do presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), com vistas às eleições municipais deste ano, em Cachoeiro de Itapemirim. A pretensa coalizão é formado por DEM, PV, PP, PSDB, PSB, PSC, PDC, PSD e PPL.

 

Na noite de quinta-feira (12), representantes de 11 partidos se reuniram com Ferraço na casa do vereador José Carlos Amaral (DEM) para discutir possíveis alianças eleitorais. O deputado tenta encontrar entre os participantes um nome que possa ter seu apoio na disputa pela prefeitura. A definição, assinala ele, terá base em duas pesquisas eleitorais que serão realizadas nos próximos dias.

 

Mesmo com adesões, a presença de DEM, PSDB, PSD, PHS, PRB, SDD, PPL, PSC, PMDB, PP e PSB, representa a redução do número de agremiações em relação às 13 que compareceram na reunião anterior, em fevereiro. Desta vez, apesar de convidados, PV, PRP, PTB, PR, PMB, PPS, PDT, PTN e PMN não enviaram representantes.

 

Caso não encontre o nome que procura para ter seu apoio, Theodorico, mais uma vez, se dispôs a ser candidato. Talvez seja mesmo o seu nome o único capaz de manter unido o grupo tão heterogêneo.

 

A possibilidade de fragmentação de candidaturas preocupa. O advogado Jonas Nogueira (PP), por exemplo, acredita que a divisão da oposição daria chance ao PT de eleger sucessor para o prefeito Carlos Casteglione, que tem cargos comissionados como trunfo.

 

Ferraço reluta. Diz que prefere apoiar um nome de destaque apontado em pesquisa interna encomendada, levantamentos que seriam encabeçados, atualmente, pelo deputado Marcos Mansur (PSDB), e os vereadores Alexandre Bastos (PSB) e Amaral.

 

A reunião de quinta, aliás, foi a primeira de que participou Mansur. O tucano alertou que é preciso ter os pés no chão para não repetir os erros do passado, quando os favoritos na disputa pela Prefeitura foram derrotados na reta final da campanha eleitoral. "Carlos Casteglione (PT) foi bem claro, em entrevista a uma emissora de rádio da Grande Vitória, que vai fazer um sucessor".

 

Rodrigo Coelho

 

Ferraço destacou durante a reunião ter convidado o deputado licenciado e atual secretário de estadual de Assistência Social, Rodrigo Coelho (PDT) para participar do encontro, sob a alegação de não existir restrição quando o seu nome, caso tivesse interesse em concorrer às eleições.

 

"Fala-se tanto que Rodrigo é o homem de Paulo Hartung (PMDB) e que teria o apoio do Chefe de Estado numa possível disputa em Cachoeiro. Liguei para o secretário fazendo-lhe o convite para participar desta reunião, mas ele me disse que não será candidato, revelando que há alguns dias, quando esteve em Cachoeiro, percebeu que quando olham para ele, veem a sombra de Casteglione - que termina o mandato com menos de 10% de aprovação da população", afirmou o deputado.

Comentários