Nomeação de Lula divide opiniões - Jornal Fato
Política

Nomeação de Lula divide opiniões

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Theodorico Ferraço, disse que prefere não fazer juízo de valor


A posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na chefia da Casa Civil, que até o final da tarde desta quinta-feira (17) estava suspensa por meio de uma decisão liminar (provisória), pelo juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara do Distrito Federal, levantou polêmica com protestos nas ruas e opiniões a favor e contra.

 

O jornal ES de FATO procurou ouvir alguns formadores de opiniões de Cachoeiro de Itapemirim para saber como eles avaliaram a posse do ex-presidente e o momento crítico na história do Brasil.

 

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Theodorico Ferraço, disse que prefere não fazer juízo de valor, ressaltando ser atribuição da presidente nomear ou exonerar um integrante de cargos do executivo.

 

"O que posso dizer é ela vai ter que arcar com as conseqüências do seu ato que, já de início, levou os brasileiros à rua, é um desafio de conseqüências imprevisíveis", avaliou o deputado.

 

Almir Forte vê a decisão de forma positiva: "Entendo como uma clara decisão da presidente em 'destravar' uma situação de confronto a que se chegou com tantos procedimentos judiciais que paralisaram o Congresso. Lula tem capacidade e personalidade para ser o interlocutor entre o Executivo e o Legislativo".

 

Confira as demais opiniões

 

Roberto Valadão - Ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim

 

 "Essa decisão da presidente Dilma Rousseff foi um ato desesperado para evitar a prisão do seu mentor que é o ex-presidente Lula. A situação é tão absurda que ele recebeu um documento antecipado para a posse como forma de escapar do Ministério Público Federal, que pediu sua prisão, e do juiz federal Sérgio Moro, a quem caberia a decisão. Com foro privilegiado, o processo tende a se arrastar por mais tempo. O povo já deu seu recado nas ruas".

 

Higner Mansur - advogado

 

"Eu não indicaria o Lula para ocupar a chefia da Casa Civil, pois ficou clara a jogada política, mas acredito que o Supremo Tribunal Federal, principalmente depois das declarações de acovardamento de várias instituições, não irá 'segurar a barra' do ex-presidente até mesmo pelas divulgações da escutas telefônicas. Se alguém acredita em 'alívio' da situação certamente irá se surpreender. Estou certo disso".

 

Maurílio Carvalho - Policial Civil

 

"Isso não é nada mais que uma confissão de culpa do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva em vários casos de corrupção. Foi uma forma encontrada para que ele não acabasse preso pela Polícia Federal. Mostram Lula e Dilma, a falta de caráter dos petistas que não vieram para administrar o país, mas sim traçar um plano de poder pelo poder. Estou envergonhado como cidadão".

 

Regina Monteiro - Jornalista

 

"Sou a favor da entrada do ex-presidente Lula no governo da presidente Dilma por sua experiência e capacidade de articulação que só irá contribuir para o atual momento político que vive o Brasil. Apenas quem torce contra o país pode se contra esse chamamento de uma personalidade como Lula para integrar a Casa Civil".

 

Carlos Casteglione - Prefeito de Cachoeiro

 

"O ex-presidente Lula está indo para o governo para colaborar com a presidenta Dilma na retomada do crescimento econômico e geração de empregos. Com sua experiência ao longo de oito anos de mandatos exitosos, não temos dúvidas que será bom para o Brasil".

 

Filipe Rodrigues - secretário de Comunicação de prefeitura de Cachoeiro

 

"A entrada de Lula no ministério é totalmente legítima, em todos os aspectos. Ele fortalece o governo da presidenta Dilma contra a agenda golpista que insiste em parar o país desde derrota da oposição ao governo nas últimas eleições, e é mais um braço na luta para a conquista da estabilidade política e retomada dos avanços econômicos do Brasil"

 

Ailton Weller

Comentários