Neutro nas eleições, prefeito se despede - Jornal Fato
Política

Neutro nas eleições, prefeito se despede

João Bosco Dias (PSB), o Bosquinho, fala para a reportagem todos os motivos que o levaram a desistir de tentar a reeleição


Foto: Arquivo/Fato

 

Leandro Moreira

 

Traições, investigação, abandono e problemas de saúde foram os principais motivos que fizeram o prefeito de Vargem Alta, João Bosco Dias (PSB), o Bosquinho, a desistir de tentar a reeleição. Nestas eleições, ele não apoia nenhum candidato e afirma que todos fazem campanha eleitoral atacando a administração, ignorando que os fatores externos serão os mesmo após a posse do próximo prefeito.

 

"Não tenho problemas em lidar com essas críticas. A grande questão é que estão enrolando a população com esse discurso. Ao assumir, o próximo prefeito vai ainda encontrar problemas como o desemprego, crise hídrica e econômica. Por isso, os candidatos devem apresentar qual a postura que irão adotar mediante a crise que nos afeta", diz.

 

Bosquinho foi um dos alvos da operação Canudal, que o deixou por dois meses afastado da prefeitura, sob suspeita de corrupção. Esta ação deflagrada pelo Ministério Público pesou em sua decisão para desistir de tentar a reeleição.

 

"Fui investigado e 'condenado', sem saber de nada. Ainda não há nada definido por parte da Justiça. Seria praticamente impossível discutir o mandato, o programa de governo, sendo que a todo o momento eu teria que explicar se sou culpado ou não", avalia.

 

Traição

 

Outras razões apontadas por Bosquinho foram as possíveis traições e abandonos que teria sofrido. "Fiquei sem apoio político em meio a uma oposição raivosa. Vivemos muitos momentos de instabilidade e quem era do grupo nunca quis participar da administração", lembra. O prefeito também disse que somou para o desequilíbrio financeiro e político o rompimento entre o ex-governador Renato Casagrande (PSB) e o atual Paulo Hartung (PMDB).

 

"Isso foi muito ruim para os prefeitos, porque, em um momento, fizemos campanha para os dois e, depois, tivemos que escolher um", reclama o prefeito, que é do mesmo partido de Casagrande.

 

Saúde

 

João Bosco descobriu que sofre da síndrome pós-pólio. Ele foi acometido de paralisia infantil com 11 meses de vida. "Essa síndrome não mata, mas causa cansaço, dores, indisposição. E tem a questão familiar também. Tudo isso faz parte do conjunto que me faz decidir por não disputar mais mandatos".

 

"Entregarei a prefeitura sem estar devendo R$ 1"

 

"Vou entregar a prefeitura como nenhum outro prefeito da história de Vargem Alta fez: sem estar devendo R$ 1". A afirmação é do prefeito Bosquinho, que, nesta despedida da política eleitoral, agradeceu à população pelos 20 anos de mandatos consecutivos.

 

Além disse, Bosquinho pontua que deixa obras terminadas em estradas, hospitais fazendo cirurgia, pronto-socorro em parceria com o Hospital Infantil (Hifa), equipes de Programa da Saúde da Família (PSF) em todo município, 27 casas populares na localidade de Castelinho e entregará mais 40 em Pedra Branca.

 

"A folha de pagamento está abaixo do limite de 54% exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), tudo que fizemos foi no intuito de ajudar a melhorar a qualidade de vida local". 

Comentários