Município debate sobre hospital materno infantil - Jornal Fato
Política

Município debate sobre hospital materno infantil

Reunião apresentou relatório da conclusão do processo de recuperação do histórico do hospital do Aquidaban


O prefeito Carlos Casteglione (PT) se reuniu, na manhã de segunda-feira (19), com o senador Ricardo Ferraço (PMDB); o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Oliveira; Chefe da Divisão de Convênios e Gestão Núcleo do Ministério da Saúde do Espírito Santo, Bartolomeu Martins; diretores do Hospital Infantil São Francisco de Assis, vereadores, lideranças políticas de vários municípios do sul do estado e a imprensa. A solenidade aconteceu no gabinete do prefeito, no palácio Bernardino Monteiro, e teve como objetivo apresentar o relatório da conclusão do processo de recuperação do histórico com o andamento de "destravamento" do hospital do Aquidaban junto ao Ministério da Justiça.

 

Casteglione pontuou as fases percorridas pela municipalidade desde 2009 quando assumiu a prefeitura até dezembro do ano passado quando num acordo com o Ministério Público Federal autorizou o retorno, para a prefeitura, da posse do terreno, que chegou a ser doado para o governo estadual em 2013.

 

"Foram inúmeras viagens a Brasília no intuito de ver prosperar o projeto da criação do hospital regional materno infantil e hoje superamos essa primeira fase. Os próximos passos são a aprovação pela Câmara de Vereadores do projeto de lei que doa o terreno do hospital do Aquidaban e a apresentação de um cronograma das obras de adequação e valores para a compra de material cirúrgico por parte da direção do Hifa", afirmou.

 

"Acreditamos que a parte mais trabalhosa foi a de reversão do processo junto ao Ministério da Saúde. Agora é caminharmos juntos para alcançar o objetivo final que é ver a unidade funcionando e atendendo as mães e as crianças", concluiu.

 

Cronograma

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Oliveira, garantiu que o governo vem acompanhando as ações do município e pediu que os gestores do Infantil apresentem o quanto antes um relatório incluindo valores para as adequações da unidade onde hoje Centro Regional de Especialidades (CRE). "Sugiro uma nova reunião de trabalho nos próximos 30 e espero que até lá o processo de análise e votação do projeto de doação do terreno tenha seu desfecho favorável junto aos vereadores e que abra caminho para novos passos. A primeira reunião, no mês passado, contou com poucas pessoas, mas agora vejo que a questão tomou novas proporções, A meta é olhar para a frente e tirar o projeto do papel", disse.

Bartolomeu Martins, representante do Ministério da Saúde, destacou a importância do funcionamento da unidade que atende aos preceitos do governo federal que é a preocupação com o vem social. "Precisamos da proposta de recuperação das obras da unidade do Aquidaban e isso precisa ser feito no nosso próximo encontro para que passe pela análise técnica por parte do Ministério e sabemos que esse processo é demorado, Por isso não podemos perder tempo" sintetizou.

 

Emenda parlamentar destina R$ 40 milhões

O senador Ricardo Ferraço disse que todos os envolvidos nesse processo precisam 'ir além das palavras', mas contribuir com gestos. O parlamentar que apresentou emenda ao Orçamento Geral da União para 2016, no valor de R$ 40 milhões para o Hospital Infantil ponderou que os valores ainda terão que passar pela Comissão de Orçamento e poderá sofrer ajustes, além de o processo ser moroso. "Independente disso, nesta terça-feira apresentarei uma emenda individual a que tenho direito e que ficará em aberto no Ministério da Saúde até que todos os trâmites burocráticos se cumpram e as obras possam ser iniciadas. Como a direção do Infantil ainda não tem esses dados estarei, ao menos, assegurando que a instituição tenha os recursos necessários para colocar em funcionamento esse tão sonhado hospital materno infantil", garantiu Ferraço.

Comentários