MP pede arquivamento de processo contra Jander - Jornal Fato
Política

MP pede arquivamento de processo contra Jander

A suspeita inicial era de que o sumiço teria relação com uma suposta destruição de provas por parte de pessoas ligadas ao tucano


 

O Ministério Público Estadual (MPES) determinou o arquivamento de um procedimento instaurado para apurar o sumiço de quatro computadores da Prefeitura de Marataízes (região litoral sul), logo após o afastamento do prefeito eleito Jander Nunes Vidal (PSDB), ocorrido há mais de dois anos.

 

Na decisão, o procurador de Justiça especial, Fábio Vello Corrêa, citou a inexistência de justa causa para abonar a manutenção das investigações. Chama atenção que este episódio acabou motivando a concessão de várias ordens judiciais de afastamento do cargo de Doutor Jander.

 

A decisão proferida nos autos do Processo MP nº 44636/2013 foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (20). No texto, o procurador não descarta a possibilidade de instauração de nova investigação, desde que surjam fatos novos.

 

O caso estava sendo apurado pelo órgão ministerial de 2º grau devido à eventual participação do prefeito afastado. A suspeita inicial era de que o sumiço teria relação com uma suposta destruição de provas por parte de pessoas ligadas ao tucano.

 

O roubo dos quatro computadores também foi investigado pela delegacia da Polícia Civil local, que também afastou a participação de Doutor Jander no episódio. Mesmo assim, o desaparecimento acabou sendo tratada pela Justiça como uma possível interferência do prefeito eleito nas investigações, o que culminou na decretação das ordens judiciais de afastamento do tucano.

 

Atualmente, o prefeito eleito está longe das funções devido à decisão da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado (TJES) em decorrência de uma ação penal por suspeitas de corrupção e fraudes em contratos públicos.

 

Comentários