Ministro valoriza inclusão digital no ES - Jornal Fato
Política

Ministro valoriza inclusão digital no ES

Durante encontros com governador, presidente da Assembleia Legislativa e empresários, ministro André Figueiredo buscou ampliar parcerias


Vitória, 20/01/2016 - O ministro das Comunicações, André Figueiredo, se reuniu hoje (20), em Vitória (ES), com o governador do estado, Paulo Hartung, e empresários do setor para apresentar as políticas de inclusão digital, bem como discutir parcerias para a região no setor de radiodifusão e de telecomunicações. Na sequência, foi recebido pelo presidente da Assembleia Legislativa local, deputado Theodorico Ferraço.

 

No Palácio Anchieta, sede do governo do estado, André Figueiredo valorizou os investimentos do MC em infraestrutura, com destaque para o lançamento do novo programa de expansão da internet, que substituirá o Plano Nacional de Banda Larga.

 

"O objetivo do Ministério é garantir que 100% dos municípios capixabas tenham acesso à conexão de alta velocidade até 2018. Hoje, a abrangência chega a 45%", afirmou o ministro, que estava acompanhado do deputado federal, Sérgio Vidigal.

 

"É um ano de muitos desafios. Existe uma grande disposição de fortalecer a fibra óptica no Espírito Santo. A parceria entre os governos federal e estadual vai ampliar a universalização da rede a partir do cinturão digital e dos pequenos provedores. Com isso, vamos tornar o estado um modelo para o país, com internet em todas as cidades", explicou André Figueiredo, ao pontuar que essas ações garantem uma evolução dos serviços prestados nos equipamentos públicos, incluindo as escolas.

 

"A visita do ministro André Figueiredo é importante, institucionalmente, nesta ampliação do diálogo com a União. Além disso, o ministro trouxe uma importante notícia: a expansão da instalação de fibras ópticas", explicou o governador Paulo Hartung. "Essa medida possibilita a extensão da banda larga em todos os 78 municípios. Neste mundo globalizado e integrado que vivemos, é uma medida importante, que abre janelas de oportunidades e condições de igualdades para os capixabas", complementou.

 

Após o café da manhã, o ministro conheceu a exposição "Postais do Espírito Santo - Acervo do Monsenhor Jamil Abib". A iniciativa apresenta mais de 300 exemplares de cartões postais capixabas que circulavam pelos Correios sem o uso de envelope.

 

Legalidade

 

Na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), o ministro participou de audiência com o presidente Theodorico Ferraço e o deputado Sérgio Vidigal para avaliar a evolução da radiodifusão e das telecomunicações, bem como verificar o processo de outorga da rádio da instituição.

 

Sobre o processo parlamentar, André Figueiredo defendeu a importância dos deputados para a superação da crise econômica e, assim, alcançar a retomada do crescimento. Ao defender a legalidade no país, mostrou a falta de fundamentos para o pedido de afastamento da presidente Dilma Rousseff. "Sou contra, pois não existe qualquer indício que desabone a presidente. Precisamos defender a democracia. O remédio para a divergência eleitoral não pode ser o impeachment", concluiu.

Comentários