Medidas para retomada do crescimento - Jornal Fato
Política

Medidas para retomada do crescimento


Foto: Leonardo Duarte

 

Nesta quinta-feira (25), no Palácio Anchieta, durante abertura da 78ª Assembleia Geral Ordinária da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), o governador Paulo Hartung mencionou cinco medidas básicas para o país retomar o crescimento e desenvolvimento socioeconômico. Para Hartung, o Brasil vivência a maior crise dos últimos 120 anos.

 

Durante palestra aos jovens empresários de diferentes Estados, o governador capixaba ressaltou que o país necessita reorganizar as contas públicas nacionais; melhorar o ambiente de negócios e dar mais segurança jurídica aos investidores; transformar agências reguladoras em órgãos mais atuantes; atualização do marco regulatório de petróleo e gás; organização do sistema político e avançar nas políticas públicas para dar mais qualidade ao sistema de educação básica.

 

"Infelizmente, a crise que estamos vivenciando é por conta dos nossos erros de política econômica nacional. Até pouco tempo tivemos uma janela de oportunidade com as altas das commodities, mas perdemos essa chance. Nos últimos anos fretarmos com o que tem de pior na política econômica da América Latina. Infelizmente, Brasília ainda não se deu conta da situação que estamos vivendo. Precisamos avançar nestas medidas para mudar o atual contexto que estamos vivenciando", disse.

 

Hartung explica que as medidas estão conectadas entre si e, se aplicadas, terão influências diretas no ambiente de negócios do país. "Precisamos primeiro reorganizar as contas públicas da União. Se isso não vier, vamos ladeira abaixo. Precisamos melhorar o ambiente de negócios para trazer o capital privado para realizar os investimentos necessários no país, principalmente em portos, aeroportos, ferrovias, rodovias e tramitação de dados", detalhou o governador.

 

Sobre o marco regulatório de petróleo e gás, Paulo Hartung explicou que a medida vai alavancar um setor da economia que interfere em mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB). "Precisamos desengargalar esse setor", disse.

 

Durante o encontro, Hartung detalhou a política de austeridade fiscal capixaba. "Estamos fazendo um ajuste fiscal duro? Estamos, mas conciliando com importantes e inovadoras políticas públicas para atendimento da população", disse.

 

78ª Assembleia Geral da Conaje

 

Discutir temas que integram a vida do jovem empreendedor brasileiro. É este o objetivo da 78ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), que será realizada nesta quinta (25) e sexta-feira (26), no Palácio Anchieta, em Vitória (ES). O evento reúne jovens empreendedores e empresários de várias regiões do país, além de autoridades locais, que debatem projetos, ações, atividades e demais iniciativas voltadas ao fomento do empreendedorismo. O encontro serve ainda como oportunidade para sugerir caminhos para que o Brasil possa seguir as melhores práticas do mundo no que está relacionado ao empreendedorismo e favorecer o desenvolvimento de uma pauta comum para orientação de construção de políticas públicas.

 

Comentários