Maioria do eleitorado é de mulheres - Jornal Fato
Política

Maioria do eleitorado é de mulheres

Atualmente, o município registra 136.943 eleitores


Foto: Divulgação

 

Leandro Moreira

 

As mulheres continuam com poder de decidir uma eleição em Cachoeiro de Itapemirim. Para o pleito deste ano, elas representam 52% do eleitorado. Atualmente, o município registra 136.943 eleitores.

 

De acordo com as informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitorado cachoeirense é formado por 72.446 mulheres, e 64.353 homens, que representam 46,9% do todo. Além deles, 144 eleitores não informaram o sexo.

 

Em todo o estado, o quadro reflete os números de Cachoeiro: as mulheres são a maioria dos 2.716.371 eleitores capixabas que irão às urnas este ano, ou seja, 52% do total de votantes, contra 47% de eleitores homens.

 

Disputa

 

Mas, quando o assunto é candidatura, os papéis se invertem e com hiato maior. Conforme a Justiça Eleitoral, em todo o Espírito Santo, 69% dos candidatos são homens, contra somente 31% de mulheres candidatas disputando aos cargos de vereador, vice-prefeito e prefeito.

 

Em Cachoeiro de Itapemirim, na majoritária, não há nenhuma candidata a prefeita. Para vice, são quatro e 129 concorrendo a uma cadeira na Câmara Municipal; 275 homens são candidatos a vereador.

Comentários