Luciano reassume o cargo de prefeito - Jornal Fato
Política

Luciano reassume o cargo de prefeito

Prefeito que estava afastado há quase cinco meses do cargo por suspeita de fraudes na Prefeitura reassumiu


Perto de completar cinco meses de afastamento, sub a suspeita de diversos crimes no âmbito da Prefeitura Municipal de Itapemirim, Luciano de Paiva Alves (PSB) retornou ao cargo na tarde desta terça-feira (25), após o Supremo Tribunal Federal (STF) suspender a liminar que o mantinha fora do Executivo.

 

Paiva reassumiu ao cargo de Prefeito por volta das 17h00, em clima de festa. Cerca de 200 pessoas, entre moradores, amigos e políticos foram até a sede da Prefeitura.

 

Sem qualquer tipo de cerimônia oficial, Luciano gritou palavras de ordem e disse que "esperava a Justiça, e a justiça está sendo feita, principalmente por Deus".

 

Nas redes sociais, houve muito descontentamento e críticas quanto ao retorno de Luciano ao Executivo.

 

A vice-prefeita Viviane Peçanha (PSDB), que cumpriu interinamente as funções de prefeita durante o afastamento do titular, não compareceu à prefeitura ontem. Durante o dia, houve dúvidas se ele retornaria ao cargo, já que segundo a assessoria de imprensa, a Procuradoria Geral do Município não foi notificada da suspensão da liminar.

 

Decisão 

 

O STF decidiu o retorno de Luciano de Paiva na última quinta-feira, mas apenas nesta segunda-feira a decisão foi publicada.

 

Luciano - e outros cinco servidores, incluindo secretários - estava afastado do cargo desde 31 de março deste ano. O Ministério Público Estadual (MPES) iniciou procedimento sigiloso investigatório para apurar supostos crimes, como, por exemplo, falsificação documental, advocacia administrativa, lavagem de dinheiro, delitos licitatórios e organização criminosa, no âmbito da Prefeitura Municipal de Itapemirim.

 

Há meses o prefeito apresenta recursos ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo, sucessivamente negados, inclusive com prorrogação do afastamento, que inicialmente seria de 30 dias. Até que obteve êxito, na apelação ao STF.

 

fotografia: Marcos Kito

Wanderson Amorim

 

Comentários