Lelo cobra explicações sobre BR 101 - Jornal Fato
Política

Lelo cobra explicações sobre BR 101

Concessionária teria até 2019 para concluir trecho entre Cachoeiro de Itapemirim e João Neiva


A demora da ECO 101 em começar as obras de duplicação da BR 101 e a falta de informações dos órgãos de fiscalização, levou o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) a cobrar explicações da concessionária que administra a via, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Lelo destacou que a população "não aguenta mais pagar pela incompetência administrativa que domina grande parte da gestão pública brasileira".

 

"A ECO 101 é obrigada a solicitar licença ambiental para os 210 km que ela tem compromisso contratual de duplicação até os seis primeiros anos de concessão, em 2019. A ANTT tem o dever e obrigação de fiscalizar. Há um descompasso com a solicitação de licença e estão usando o Ibama para justificar a postergação de seus prazos", destacou. O trecho em questão vai de Safra, em Cachoeiro de Itapemirim, até João Neiva.

 

"Apesar da cobrança do pedágio, a concessionária tem feito pouco investimento para melhorar a infraestrutura da via. Isso tem sido motivo de críticas constantes de motoristas que passam pela rodovia. É preciso cobrar e fiscalizar. A população não aguenta mais pagar pela incompetência administrativa que domina grande parte da gestão pública brasileira", disse Lelo.

 

Membro da comissão externa da Câmara que fiscaliza as obras da Concessionária ECO 101, que administra a rodovia que corta o Espírito Santo, o deputado encaminhou ofícios na quinta-feira para o diretor-geral da ANTT, Jorge Luiz Bastos, para o diretor-superintendente da empresa, Roberto Paulo Hanke, e para a presidente do Ibama, Marilene Lemos.

 

Nos requerimentos, constam oito pontos a serem respondidos pelos três. Além do cronograma das obras nesses 210 km, Lelo pede a descrição das obras por trecho, questiona as providências adotadas para a sua execução e busca explicações sobre os pedidos de licença feitos ao Ibama e se algum deles já foi liberado.  

Comentários