Justiça mantém prefeito de Itapemirim afastado por mais 90 dias - Jornal Fato
Política

Justiça mantém prefeito de Itapemirim afastado por mais 90 dias

Desde abril do ano passado Luciano Paiva, acusado de superfaturar compra de terrenos, está impedido de exercer o cargo


O desembargador Adalto Dias Tristão determinou, na última terça-feira (27), novo afastamento cautelar do prefeito de Itapemirim, Luciano Paiva Alves, por mais 90 dias e manteve a proibição para que acesse a Prefeitura. Impedido de exercer o cargo desse abril do ano passado, Paiva tem recebido afastamentos em sequência em processo que apura a fraude na desapropriação de imóveis, por valores superfaturados.

 

A medida atende a pleito do Ministério Público, que teme que seu retorno ao poder ensejaria a possibilidade para novas práticas criminosas. Esse, criminal, é apenas um dos oito processos em que o prefeito é réu. São sete criminais e um por improbidade administrativa, todos relacionados com sua atuação na Prefeitura.

 

 A defesa tentou evitar novo afastamento alegando excesso de prazo. Também questiona as provas coletadas após condução coercitiva de depoentes e, ainda, nega o superfaturamento, apontando inconsistências técnicas nas perícias realizadas para aferir seu valor.

 

Nada disso, no entanto, convenceu o desembargador, que é relator em outros dois processos criminais contra Luciano e se disse convencido pelo "vasto conteúdo probatório, que, a princípio, demonstram de continuidade delitiva ímproba referente à realização de desapropriações de imóveis em valores superiores às avaliações de mercado".

Comentários