Joaquim Barbosa gostaria de ter Hartung na chapa - Jornal Fato
Política

Joaquim Barbosa gostaria de ter Hartung na chapa

As declarações de Barbosa reforçam o prestígio nacional alcançado pelo governador que, recentemente, também já foi cortejado por outro presidenciável, o prefeito de São Paulo, João Dória


por Wagner Santos

 

Caso confirmasse as expectativas do mercado político e viesse a se candidatar em 2018, uma das primeiras providências do ex-ministro Joaquim Barbosa seria convidar o governador capixaba Paulo Hartung (PMDB) para compor a chapa presidencial.

 

É o que se abstrai de entrevista concedida por Barbosa ao jornal Valor Econômico desta sexta-feira (1). O jurista que presidiu o supremo Tribunal Federal durante o julgamento do Mensalão tem admiração por Hartung.


Joaquim Barbosa: "Se eu entrasse nisso, iria chamá-lo"

[...] "Quando está para convencer de que, de fato, quer se manter na advocacia, surge, ao citar os únicos homens públicos da história brasileira a lhe despertar admiração (José Bonifácio e Getúlio Vargas), a menção a um terceiro, contemporâneo, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB): "Ele me chamou atenção no pouco contato que tivemos. Foram, no máximo, três encontros no Supremo. Era o único que me procurava para falar de temas que interessavam ao Estado dele, como a organização da defensoria pública. A maioria só ia em busca de aval para burlar a Lei de Responsabilidade Fiscal"

"Depois de se submeter a um longo tratamento de um agressivo câncer na bexiga, o governador foi dado como curado em abril. Joaquim Barbosa não voltaria a encontrá-lo, mas a menção sugere um interesse de parceria que o ex-ministro não desautoriza: "Se eu entrasse nisso, iria chamá-lo".  [...] - trecho extraído de entrevista ao Valor.

 


As declarações de Barbosa reforçam o prestígio nacional alcançado pelo governador Paulo Hartung, que, recentemente, também já foi cortejado por outro presidenciável, o prefeito de São Paulo João Dória (PSDB). Há dez dias, em visita ao Espírito Santo, declarou à imprensa que vê no gestor capixaba as qualidades necessárias para compor uma chapa presidencial. "agradaria a qualquer pessoa", elogiou.

 

No mesmo dia em que o Valor Econômico publicou a menção elogiosa de Joaquim Barbosa, Hartung recebe o presidente do Brasil em exercício, Rodrigo Maia (DEM), para mostrar um pouco de seu modo de governar e do potencial econômico do Espírito Santo.


Até bem pouco tempo o patinho feio da República, o estado hoje atrai o interesse e a presença de alguns dos principais políticos do país. Para ver de perto a receita capixaba de enfrentamento da crise. Hartung também tem se dedicado a levar sua bem-sucedida experiência a outras unidades da federação.

 

O governador do Espírito Santo não fala sobre as eleições do ano que vem. Assediado por diversos partidos, espera, prudentemente, o melhor momento para tomar decisões eleitorais, que podem leva-lo à disputa pelo Senado, à reeleição ou algo a mais.

 

O sucesso de seu governo aos olhos do Brasil o cacifa a administrar o tempo político - o que vale ouro em meio às incertezas sobre a reforma política e a crise incessante em Brasília. É algo que sempre fez com maestria no Espírito Santo e agora começa a mostrar ao país.

Comentários