Hartung ressalta que país precisa avançar na educação - Jornal Fato
Política

Hartung ressalta que país precisa avançar na educação


Fotos: Divulgação

 

Nesta sexta-feira (01), o governador Paulo Hartung reforçou a importância do Sistema "S" para o país avançar nas políticas e modelos educacionais, principalmente no ensino básico. Hartung sinalizou que vêm recebendo alguns retornos positivos no Estado, especialmente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), e comentou o tema durante a inauguração das obras de reforma, modernização e ampliação no Serviço Social da Indústria (Sesi-ES) Cobilândia, em Vila Velha.

 

O governador ressaltou a necessidade de o país criar uma força tarefa mista composta pelos poderes público, classe empresarial e sociedade para alavancar o debate e ações em torno da educação. Hartung acredita que o tema é prioritário para o país avançar em politicas públicas sólidas, ganhar competitividade e retomar o crescimento. 

 

"Temos que transformar a educação dos jovens em objeto de obsessão e, neste sentido, é necessário a participação de todos. O poder público, em suas diferentes instancias, e a sociedade precisam estar unidos e cada um ter seu papel. É fundamental a família auxiliar na criação, impondo valores e limites aos filhos. Quem coloca limite em filho não é o professor, mas sim o pai e a mãe. Professor é responsável por passar conhecimento.  Quando a família não funciona, o poder público não dá conta. Por isso é necessário o envolvimento de todos", explicou o governador.

 

Sobre a atuação da Findes, Paulo Hartung ressaltou que entre os principais investimentos realizados pela atual gestão estão os recursos em educação para modernização das escolas e unidades de ensino. "Esse é o investimento que faz diferença no país e dá oportunidade aos nossos jovens. Estou nesta inauguração para reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido pelo presidente Marcos Guerra", disse.

 

O governador destacou ainda que o Poder Executivo Estadual está avançando com políticas públicas inovadoras na área da educação e citou o Escola Viva como ferramenta transformadora. "Começamos com uma unidade piloto lá em São Pedro, em Vitória, atualmente estamos com cinco unidades  em todo Estado e, em breve, vamos anunciar uma nova expansão", adiantou.

 

O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, ressalta que "A educação é um dos pilares centrais da Federação. Nos últimos dois anos, investimos mais de R$ 150 milhões apenas em modernização de nossos laboratórios de Sesi-ES e do Senai-ES. A unidade de Cobilândia ganha muito com as obras de modernização que realizamos, trazendo mais conforto e qualidade para as salas de aula", detalhou.

 

Sesi-ES Cobilândia 

 

A unidade recebeu investimentos superiores a R$ 2 milhões em obras e equipamentos para melhorar o atendimento aos mais de mil alunos que frequentam o espaço diariamente. Entre as mudanças realizadas estão: construção de quatro novas salas; climatização de diferentes espaços; ampliação da biblioteca; e modernização dos laboratórios de Lego Robótica, Ciências e Informática. 

 

Sistema S

 

Termo que define o conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica, que além de terem seu nome iniciado com a letra S, têm raízes comuns e características organizacionais similares. Fazem parte do sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). Existem ainda os seguintes: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); e Serviço Social de Transporte (Sest).

Comentários