Hartung recomenda quadro técnico para enfrentar crise - Jornal Fato
Política

Hartung recomenda quadro técnico para enfrentar crise


Foto: Leonardo Duarte

 

Preocupado com a crise socioeconômica que castiga o país com altos índices de desemprego e queda de arrecadação das instituições públicas, nesta quinta-feira (24), durante o Fórum de Prefeitos promovido pela Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), o governador Paulo Hartung reforçou aos gestores municipais eleitos e reeleitos que o período é de austeridade fiscal. Neste cenário, Hartung aconselhou que os prefeitos priorizem a contratação de funcionários técnicos. O evento foi realizado no Hotel Golden Tulip, em Vitória.

 

Durante abertura do Fórum, Hartung lamentou a burocracia do poder público para implementação de ações, projetos e políticas públicas eficientes. O governador ressaltou que a melhor opção é formar uma equipe de governo com características técnicas e que priorize o uso de ferramentas avançadas de gestão com planejamentos e metas objetivas.

 

"Transformar dinheiro, que está mais raro do que nunca, em ação que transforme a vida das pessoas não é fácil. Estamos submetidos a um arcabouço burocrático que prioriza a formalidade e não os resultados. Precisamos refletir sobre isso, principalmente os que serão gestores pela primeira vez. Por isso ressalto a importância de contratar uma boa equipe com capacidade para administrar a máquina pública. Quem gosta de bajulador não administra" alertou.

 

Paulo Hartung valorizou o Fórum da Amunes, destacando a importância dos gestores municipais debaterem em conjunto os desafios comuns para as cidades capixabas. Hartung destacou a importância de instituições como Ministério  Público e Tribunal de Contas participarem do encontro. "Às vezes os gestores saem da disputa eleitoral muito vaidoso. Isso não é bom. Somos representantes da população. As instituições públicas têm dono, que são os cidadãos que pagam os impostos. Dialogar permanentemente com os demais órgãos é importante para dar transparência e avançar em questões importantes", destacou.

 

Ao final, o governador Paulo Hartung avaliou que o país ultrapassou negativamente os indicadores de confiança e desempenho e voltou a defender a importância da PEC 55, antiga 241, como solução prioritária para recuperação do desenvolvimento do país.  "O poço não tem fundo. Infelizmente sempre pode piorar. Precisamos reformar o país por nós e pelo futuro dos nossos filhos. Necessitamos fazer o que já deveria ter sido feito há 20 anos. Entre as ações necessárias está a aprovação da PEC. Ela é fundamental para iniciarmos esse processo de organização das contas nacionais", ponderou.

Comentários