Hartung reassume governo nesta quinta após férias de oito dias - Jornal Fato
Política

Hartung reassume governo nesta quinta após férias de oito dias


 

Foto Divulgação

 

O governador Paulo Hartung reassume, nesta quinta-feira (25), o comando do Poder Executivo Estadual, após férias de oito dias.

 

No entanto, no dia seguinte à sua volta, na sexta-feira (26), ele será internado no hospital Meridional para iniciar a aplicação de BCG, que faz parte da imunoterapia após a cirurgia a que foi submetido para retirada de um câncer na bexiga.

 

O governador deve ter alta no mesmo dia ou no dia seguinte ao procedimento, a depender das reações ao tratamento.

 

Em fevereiro, Hartung passou por um procedimento cirúrgico para retirada de um tumor.

 

No último mês de abril, em intervenção médica similar já prevista no tratamento, Paulo Hartung repetiu o procedimento cirúrgico e diagnosticou a ausência de novos tumores.

 

A próxima fase do tratamento contra o câncer é a imunoterapia, que terá duração de seis semanas. Licenças médicas não estão previstas.

 

O descanso antes da imunoterapia também foi uma recomendação médica, já que o governador não teve repouso desde que foi submetido à cirurgia , em fevereiro.

 

Hartung viajou de férias para o exterior nos últimos dias com a família e com recursos próprios. Ele retorna de viagem nesta quinta.

 

O médico urologista que acompanha o tratamento do governador, Cláudio Borges, destaca que os procedimentos da imunoterapia serão iguais aos demais pacientes que tiveram câncer de bexiga.

 

"Inicialmente serão feitas seis injeções da vacina BCG e, depois, a cada seis meses ele fará novas aplicações para manutenção", explica.

 

O urologista afirma ainda que a licença do governador foi importante para dar seguimento ao tratamento. "O paciente tem feito o um tratamento sem realizar os repousos necessários", ponderou.

 

Na última semana, durante a agenda de transmissão, Hartung explicou que o tratamento está sendo bem sucedido com resultados exitosos e ausência de novos tumores cancerígenos.

 

 "Passo o Governo para César por um período curto, que por orientação médica, será importante para mim. Vou me preparar para um tratamento de imunoterapia e, neste período, vou descansar para chegar bem e dar continuidade a este tratamento que tem dado tudo certo", explicou Hartung.

 

 

Como será o tratamento?

 

O tratamento de imunoterapia que será realizado por Paulo Hartung, terá duração de seis semanas.

 

A medicação aplicada diretamente na bexiga, por meio de um cateter, em vez de ser administrada por via oral ou injetada na veia. O tratamento de imunoterapia faz com que o próprio sistema imunológico do corpo ataque as células cancerígenas.

 

Dessa forma, os medicamentos afetam principalmente as células que revestem a bexiga, com pouco ou nenhum efeito sobre outras células.

 

 

 

Diagnóstico

 

No último mês de fevereiro, após sentir incômodos e sangramento ao urinar, o governador Paulo Hartung foi ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a realização de um exame de imagem e, na oportunidade, os médicos decidiram operá-lo imediatamente. Hartung já fazia um acompanhamento no hospital desde 2003 devido a complicações no rim, por isso decidiram fazer os exames na capital paulista e acabaram detectando o tumor em fase inicial.

Comentários