Hartung pede ações de impacto - Jornal Fato
Política

Hartung pede ações de impacto


 

Preocupado com a crise socioeconômica nacional e com a queda de arrecadação dos cofres públicos, na sexta-feira (29), durante o Seminário de Planejamento Estratégico do Governo, o governador Paulo Hartung aproveitou a presença de aproximadamente 130 membros do Poder Executivo Estadual para motivar a equipe e orientá-la em relação ao desenvolvimento de projetos e ações com baixo custo e alto impacto na sociedade.

 

"Estamos atravessando um período desafiador no cenário nacional, com uma economia fraca e índices brutais de desemprego. Nestes 16 meses de Governo temos um bom legado, mas temos que ter clareza de onde saímos, onde estamos e aonde chegaremos. O Planejamento Estratégico é uma importante ferramenta de gestão para traçarmos os próximos 12 meses e avançarmos nas políticas públicas necessárias ao Estado", ponderou Hartung. 

 

Coordenado pela Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), o seminário, por meio de reflexões e debates, se propõe a discutir o planejamento do Governo até abril de 2017.   

 

Desafios

 

A secretária de Estado da Fazenda, Ana Paula Vescovi, destacou que o princípio do Planejamento Estratégico é o desafio. "Só contratamos o que podemos pagar, e estamos honrando os nossos compromissos", afirmou.

 

O economista Samuel Pessoa e o cientista político Fernando Abrucio, ambos professores doutores da Fundação Getúlio Vargas, falaram à equipe técnica do Governo sobre o cenário econômico e os desafios da gestão pública.

 

 Fernando Abrucio disse que o Espírito Santo é um dos Estados "mais bem azeitados" do ponto de vista fiscal, e sugeriu que, por isso, venha a liderar uma agenda de reforma, de repactuação de âmbito nacional, focando em políticas públicas. "O financiamento das políticas públicas no Brasil está em jogo. Hoje, o cenário social é pior que econômico", afirmou.

 

Pessoa, também citou a importância de "alguma repactuação com o Governo Federal, junto do ajuste fiscal do país como um todo".

Comentários