Hartung fica no MDB, diz Lelo - Jornal Fato
Política4

Hartung fica no MDB, diz Lelo

Prazo para troca de partidos expira no sábado e há especulações de que governador estaria de saída


Lelo Coimbra, presidente do MDB estadual, garante a permanência do governador capixaba - Foto: Divulgação

O governador Paulo Hartung fica no MDB. A afirmação é do presidente regional da sigla, deputado federal Lelo Coimbra, que emitiu ontem nota oficial para tentar dar fim às especulações de que Hartung estaria de malas prontas para outra sigla, muito provavelmente o PSD.

A garantia de permanência, segundo Lelo, teria sido dada pelo próprio governador. "Recebi hoje a manifestação do governador Paulo Hartung de permanência no partido para avançarmos mais nas políticas de desenvolvimento econômico e social do nosso Estado".

As informações sobre a saída de Hartung voltaram a ganhar força na quinta-feira, 29, depois que Hartung se recusou a comparecer à inauguração do aeroporto de Vitória, onde estava o presidente Michel Temer. Naquele mesmo dia, ex-ministros, que são amigos do presidente, haviam sido presos - viram a ser soltos dois dias depois - detidos na Operação Skala, pela qual o próprio Temer é investigado.

Horas depois, Hartung divulgou nota oficial, em que dá apoio às investigações acerca das suspeitas de que agentes públicos favoreceram empresas do setor portuário com a publicação de um decreto assinado pelo presidente Temer em maio do ano passado, o chamado Decreto dos Portos (Decreto 9.048/2017).

Como Temer é a principal figura do MDB, entendeu-se que, naquele momento, Hartung sinalizava a sua saída. Entretanto, Lelo entrou em cena. Em conversa com o governador nos últimos dias levou a ele a manifestação majoritária do MDB do Espírito Santo quanto à sua permanência no partido, somado também ao desejo de tê-lo como candidato à reeleição ao governo do Estado, "caso essa seja sua intenção. Fato que será motivo de debate interno e aprovação na convenção do partido, prevista para acontecer entre os dias 24 de julho e 5 de agosto, conforme prevê a legislação eleitoral".

O presidente do MDB capixaba diz que recebeu da bancada do MDB na Assembleia Legislativa o desejo de ter o processo eleitoral sendo organizado sob a liderança do governador Paulo Hartung.

"A presença de Paulo Hartung no MDB fortalece a organização das forças políticas para o processo eleitoral que se avizinha, permitindo discutir o futuro do Espírito Santo com base na responsabilidade fiscal, associada à responsabilidade econômica e social", alega na nota.

Comentários