Hartung empossa novos integrantes da equipe de Governo - Jornal Fato
Política

Hartung empossa novos integrantes da equipe de Governo


 

Com o salão São Tiago completamente lotado, na manhã desta quinta-feira (09), o governador Paulo Hartung e o vice-governador César Colnago empossaram os novos membros do primeiro e segundo escalão do Poder Executivo Estadual. Ao todo, foram empossados 11 secretários, cinco subsecretários, além da diretoria do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) e presidente do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit). A Solenidade de Posse foi realizada no Palácio Anchieta, Cidade Alta, em Vitória.

 

Dentre os gestores empossados, alguns já compunham a equipe do Governo do Estado, ente eles Paulo Roberto, que estava na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e passou a ocupar a chefia de gabinete do governador. O mesmo ocorreu com Edilson Barbosa, que deixou o comando da Secretaria de Esporte e Lazer para assumir a Subsecretaria para Assuntos Administrativos na Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e com Silas Amaral Maza, que dentro da Casa Civil mudou da subsecretaria DE Assuntos Administrativos para a de Coordenação Política.

 

Em discurso, o governador Paulo Hartung ressaltou que a grande presença do público na solenidade reflete o momento diferenciado que o Estado vivência após o últimos episódios na área da segurança pública e que a equipe de Governo mescla talento com responsabilidade técnica social e sensibilidade política. "Não acredito em ação individual. Não acredito no eu. Minhas crenças, marcadas por minhas ações, não estão ligadas ao personalismo e individualismo. Eu acredito em time e equipe. As grandes obras e ações são realizadas coletivamente. Eu tenho um time. E quem quiser avaliar compare com o time de qualquer gestor deste país, em qualquer tempo", ponderou Hartung.

 

O governador ressaltou ainda o trabalho desempenhado pelo vice-governador durante os acontecimentos na área da segurança pública e que o Poder Executivo Estadual conta com uma equipe coesa. "Enfrentamos um enorme desafio. Quando ele começou eu estava no centro cirúrgico, mas nós trabalhamos com um time. O desafio que bateu em nossa porta parou o Brasil, que ficou acompanhando o que iríamos fazer e quais seriam nossos atos, pois o desafio que estava aqui poderia bater na porta dos demais Estados", disse.

 

Hartung defendeu que o equilíbrio das contas públicas permite aos gestores manterem a máquina pública funcionando e viabiliza a implementação de politicas públicas solidas. "Os episódios vivenciados ensinaram aos capixabas o que é o dinheiro público que pertence aos cidadãos. É a responsabilidade fiscal que permite a responsabilidade social. Se não tivéssemos feito os ajustes, antes de tomar posse em 2015, estaríamos com os serviços públicos do Estado descontinuados. Estamos vivenciando a pior recessão econômica que o país já teve. Enquanto sociedade, precisamos olhar para o horizonte e enxergar as futuras gerações", disse.

 

O governador acredita que Polícia Militar (PMES) sairá deste episódio fortalecida e muito melhor para os capixabas. "Agradeço a Assembleia Legislativa que deu instrumento legal para refundação desta instituição centenária. A diferença neste pós-crise é quem irá sair organizado e desorganizado. Vivemos um desafio grave, doloroso para todos nós. Vidas de irmãos foram perdidas neste episódio, mas saímos deste desafio inteiros e transmitindo uma lição para o Brasil. Somos a referência nacional na manutenção das contas em dia e inovação de políticas públicas em plena crise", frisou.

 

A diretoria do Instituto Jones e presidente do Comdevit, Andrezza Rosalém, pontou diversas entregas da atual gestão e deu as boas-vindas aos novos integrantes da equipe. "Estou aqui representando o Comdevit, mas não poderia deixar de aproveitar uma oportunidade como esta para falar de um Governo inovador, com uma gestão moderna, e que tem sido exemplo para o País. Temos pela frente dois anos de muito trabalho para levar serviços cada vez melhores para o cidadão capixaba de forma eficiente. Temos oportunidade de ser um Espírito Santo cada vez melhor", afirmou Andrezza.

 

O novo secretário da Fazenda, Bruno Funchal, que falou em nome dos empossados, agradeceu a confiança do governador nos novos membros da equipe. O secretário destacou a gravidade do momento econômico e os desafios postos ao Governo. "O ajuste fiscal implantado é uma grande herança que está sendo deixada para o nosso Estado. Estamos encarando os desafios de frente. É preciso enxergar valor nisso. O Espírito Santo é um caso de sucesso. Um exemplo a ser seguido pelos demais estados. Estamos qualificando nossos investimentos, sendo mais eficientes. E agora vamos trabalhar para entregar um Estado ainda melhor", disse.

 

Confira a relação completa dos empossados

 

Secretários

 

1. - Chefe de gabinete do governador, Paulo Roberto Ferreira.
2. - Secretário da Fazenda, Bruno Funchal. 
3. - Secretário de Esportes e Lazer, Maximiano Feitosa da Mata.
4. - Secretário de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Casteglione. 
5. - Secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Rodney Miranda.

 

Subsecretários

 

1. - Subsecretário de Logística, Transportes e de Comércio Exterior, Neucimar Fraga.

2. - Subsecretário da Casa Civil para Coordenação Política, Giuliano Valladares Nader Rangel.

3. - Subsecretário para Assuntos Administrativos, da Secretaria da Casa Civil, Silas Amaral Maza.

4. - Subsecretário de Trabalho, Emprego, Geração de Renda, Sérgio Augusto de Magalhães e Souza.

5. - Subsecretário para Assuntos Administrativos da Secretaria de Direitos Humanos, Alessandro Luciani Bonzano Comper.

6. - Subsecretário de Habitação e Regularização Fundiária, Marcelo Oliveira.

7. - Subsecretária de Estado de Saneamento e Programas Urbanos, Ana Emília Gazel Jorge.

8. - Subsecretária de Estado para Assuntos Administrativos da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, Sueli Maria Rossi.

9. - Subsecretária de Estado para Assuntos Administrativos da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Marinely Santos Magalhães.

10. - Subsecretário de Estado para Assuntos Administrativos da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Edilson Barboza.

11. - Subsecretário de Estado de Aquicultura e Pesca da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, José Francisco Maio Filho.

 

Diretoria

 

- Diretora do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), Claudia Mileipe Festa Lemos.

 

Presidência e Conselho

 

- Presidente do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), Andrezza Rosalem Vieira.

Comentários