Hartung detalha modelo de transparência capixaba em Fortaleza - Jornal Fato
Política

Hartung detalha modelo de transparência capixaba em Fortaleza


Foto: Divulgação/CSP

 

O governador Paulo Hartung ministrou palestra no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, em Fortaleza, para falar sobre o modelo de transparência adotado pelo Governo do Espírito Santo. O Estado foi reconhecido pelo Ministério Público Federal (MPF) como referência nacional na transparência das contas públicas e firmou parceria com o Banco Mundial para desenvolver um modelo pioneiro de transparência e controle.

 

Durante o encontro, além de responder perguntas e interagir com os demais palestrantes, Hartung falou sobre o modelo de austeridade fiscal capixaba, defendendo a austeridade com a aplicação dos recursos públicos e ressaltando que o país precisa avançar bastante na transparência das contas públicas. "Avançamos muito na montagem do nosso sistema de controle interno. Tenho orgulho do atual sistema que implantamos no Espírito Santo, mas temos conhecimento que precisamos avançar e, até mesmo, redesenhar nosso sistema a partir das boas práticas e experiências internacionais", ponderou o governador.

 

Visita ao Porto de Pecém e instalações da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP)

 

Aproveitando a presença no Ceará, o governador Paulo Hartung, acompanhado do secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo de Azevedo, visitou o porto de Pecém e as instalações da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), constituída pela joint venture entre a brasileira Vale e as sul-coreanas Dongkuk e Posco.

 

O objetivo foi conhecer a nova usina siderúrgica, que exporta 100% da sua produção para o mundo dentro do modelo de ZPE (Zona de Processamento de Exportação). A estimativa da siderúrgica é produzir e exportar, aproximadamente, três milhões de toneladas de placas de aço por ano, com previsão de ampliação para os próximos anos.

 

Além disso, a visita permitiu também conhecer a gestão do Porto de Pecém, que é um porto multiuso com modelo de gestão de economia mista. Por este porto, é importado carvão e exportadas placas de aço, minério de ferro e frutas. 

 

"Foi uma agenda bastante produtiva, pois colhemos subsídios das experiências dos modelos de gestão do porto e de ZPE, a única em funcionamento no Brasil. O que conhecemos aqui nos interessa para o trabalho de fomento de uma Zona de Processamento de Exportação no Estado e para as perspectivas de projetos em andamento no Espírito Santo", destacou o secretário José Eduardo Azevedo. 

 

ES nota 10 em transparência

 

Divulgado recentemente pelo  Ministério Público Federal (MPF), o Ranking Nacional dos Portais da Transparência demonstra que, em todo o país,  o Governo do Espírito Santo é o primeiro colocado no índice de transparência das contas públicas. O ranking contempla os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. O levantamento foi idealizado pela 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF (Combate à Corrupção) e concentra-se na clareza das contas públicas como instrumento para fortalecer a participação social no controle das receitas e despesas. O projeto contemplou 100% dos 5.568 municípios e foi feito a partir da avaliação da transparência passiva e ativa, incluindo itens como divulgação de salários de servidores, diárias, cópias de contratos, licitações, empenhos, entre outros.

Comentários