Hartung debate sobre gás, petróleo, energia e rochas com mnistro - Jornal Fato
Política

Hartung debate sobre gás, petróleo, energia e rochas com mnistro


Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

 

A retomada das atividades da mineradora Samarco, o potencial capixaba no setor de mármore e granito, investimentos para construção de linhões de energia no Estado e a 14ª Rodada de licitações da Agência Nacional de Petróleo (ANP), que inclui exploração em blocos capixabas. Essas foram as pautas da agenda realizada, nesta terça-feira (14), entre o governador Paulo Hartung, o vice-governador César Colnago e o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. 

 

Aproveitando a presença do ministro, que veio ao Estado para inaugurar a fábrica de superfície de quartzo do Grupo Guidoni, em São Domingos do Norte, município localizado na Região Noroeste do Estado, Hartung falou sobre a retomada das operações da Mineradora Samarco, em Anchieta, no litoral Sul capixaba. Em reunião realizada entre o governador e o presidente da Vale, Murilo Ferreira, no último mês de dezembro, foi anunciado que a Samarco pode voltar a funcionar no segundo semestre de 2017. Hartung reforça que a retomada da Samarco é uma ação estratégica para auxiliar na recuperação do crescimento econômico do Estado e do país. "A Samarco é uma empresa de impacto econômico nacional. Estamos defendendo a volta do funcionamento da empresa, mas com absoluta segurança. É isso que estamos construindo", ponderou.

 

No último mês de setembro, o presidente da República, Michel Temer, anunciou um pacote de privatizações e concessões que incluiu três rodadas de leilões de petróleo e gás, sendo que duas áreas estão no Espírito Santo. As licitações em questão são a 4ª rodada de campos marginais e a 14ª rodada de blocos sob o regime de concessão, ambas abrangendo campos na Bacia do Espírito Santo, e a 2ª rodada do pré-sal sob o regime da partilha, que abarca áreas nas bacias de Campos e Santos. De acordo com informações do Governo Federal, campos marginais são aqueles que deixam de ser rentáveis para uma operadora, mas que podem ser viáveis para outra, em geral de menor porte.

 

Já sobre os linhões de energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai realizar nos próximos meses, em abril e julho, leilões para a construção de novas linhas de transmissão e subestações de energia no país. O Espírito Santo será um dos contemplados pelo certame. No Estado, são sete empreendimentos previstos, que juntos devem criar investimentos da ordem de R$ 1 bilhão e gerar de 500 a 1.000 empregos diretos, segundo dados da Agência de Serviços Públicos do Espírito Santo (Aspe).

Comentários