Greve da PM: ?não vai ficar pedra sobre pedra?, diz Hartung - Jornal Fato
Política

Greve da PM: ?não vai ficar pedra sobre pedra?, diz Hartung

O governador do Espírito Santo fala sobre a apuração das responsabilidades na greve da Policia Miliar, que já tem saldo superior a 100 mortos pelo Estado


O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB) não pretende deixar pedra sobre pedra na apuração das responsabilidades na greve da Policia Miliar, que já tem saldo superior a 100 mortos pelo Estado.

 

A declaração foi ao ar no final da noite desta quinta-feira, em entrevista à jornalista Mirian Leitão, da Globonews. Mesmo contra recomendação médica, Hartung vai reassumir o governo na segunda-feira. Na última sexta-feira, ele foi operado par a retirada de um tumor na bexiga e está em recuperação.

 

Segundo Hartung, a paralisação estava programada para o Carnaval. Estávamos acompanhando e vínhamos dialogando para que não acontecesse. "O que aconteceu aqui é uma coisa quase covarde comigo. Ao saber de uma informação que eu seria internado, se montou esse movimento. É quase desumano", disse.

 

O governador anunciou que vai reestruturar completamente a PM após o episódio. Lembrou que o movimento é inconstitucional e que será tratada com o rigor da lei. "Serão responsabilizados aqueles que estão cometendo crimes", assegurou.

 

Quer a elucidação de todos os homicídios e " se tiver conexão, mostrar à sociedade capixaba e brasileira".

 

Para o político, está muito claro que um rupo de oficiais foi conivente e até estimulou "esse ato contra a sociedade capixaba".

 

"Nós vamos superar esta crise. Traçamos uma estratégia que passa pelo auxílio federal. Estamos hoje com 2 mil homens entre a força nacional de segurança e as forças armadas nos apoiando e trabalhando medidas importantes de iniciar o processo de reestruturação da Polícia Militar no Espírito Santo", disse.

 

O governador negou que a PM capixaba tenha o menor salário da federação. Segundo ele, é o décimo maior do Brasil e de acordo com o tamanho da economia Espírito Santo. Hartung também afirma que em 2015 passou a arcar com reajuste concedido em 2014. Reforçou que salários, direitos e vantagens são pagos em dia, o que fez elevar a folha de pagamento em 11% desde 2015.

 

Os policiais firmam que estão há sete anos sem aumento, mas, de acordo com Hartung, neste período, o reajuste foi de 38% para praças e de até 52% para oficiais.

Comentários