Governo quer ampliar parceria público privada - Jornal Fato
Política

Governo quer ampliar parceria público privada


Foto: Leonardo Duarte

 

ADI-ES

 

Criar as condições necessárias para ampliar a Parceria Público Privada (PPP) em projetos de geração de energia é meta do governo do Estado. A afirmação é do governador Paulo Hartung (PMDB) que participou, ontem, da abertura do VIII Fórum Capixaba de Energia, que este ano teve como tema Energia e o Desafio da Sustentabilidade.

 

"Precisamos avançar na regulação do país para dar segurança aos investidores, para atrair a iniciativa privada. Não é possível esperar que os governos vão fazer tudo sozinho. Em segundo lugar, precisamos combater o atraso mental pondo fim nas indicações políticas para as agências reguladoras. Político derrotado não pode estar nas agências reguladoras no país".

 

E disse ainda: "precisamos de técnico qualificado fazendo uma regulação de qualidade para garantir segurança legislativa para a iniciativa privada investir no setor". Ele lembrou a importante parceria firmada entre o governo e a EDP Escelsa neste ano, quando o Estado enfrenta a pior fase da crise hídrica de sua história e a empresa concessionária de energia elétrica aceitou pedido do governo para conceder água para consumo humano da barragem de Rio Bonito.

 

"Avançamos na diversificação e na segurança da geração de energia. Éramos ponta de linha no sistema energético do país, dependente totalmente de Furnas e com uma instabilidade na geração de energia muito forte. Hoje avançamos muito nos projetos de geração de energia", disse o governador.

 

Linhões

 

Ele ressaltou as obras dos quatro linhões que estão em fase de construção. Dois são para trazer energia de fora para dentro do Estado e dois serão usados para a distribuição de energia gerada dentro do Estado por meio de termelétricas: entre Viana e João Neiva e entre Linhares e São Mateus. O governador falou ainda dos avanços das pesquisas na exploração da energia solar e da busca pela ampliação dos investimentos na exploração do gás natural.

 

 

Comentários