Governo inicia capacitação do ?Criança Feliz Capixaba? - Jornal Fato
Política

Governo inicia capacitação do ?Criança Feliz Capixaba?


O vice-governador César Colnago esteve em Conceição do Castelo ontem (Fptos: Divulgação)

 

O vice-governador César Colnago esteve em Conceição do Castelo nesta segunda-feira (07) para dar início à capacitação dos profissionais que irão realizar visitas domiciliares aos beneficiários do programa Criança Feliz Capixaba. Ao todo, foram 38 participantes de oito municípios e cinco da equipe de coordenação estadual.

 

Nesta primeira etapa, com duração de 40 horas, irá capacitar coordenadores, supervisores e visitadores quanto à metodologia a ser aplicada na visita domiciliar aos beneficiários do programa.

 

"Vamos somar de forma articulada e intersetorial em favor da primeira infância, que é a fase mais importante na formação do ser humano. A capacitação é o pilar fundamental do programa, pois aqui estão os profissionais que irão entrar nas casas das pessoas. Essa semana será muito importante para todos os profissionais que estão aqui. Mas, será muito mais importante para as crianças e famílias que serão visitadas depois", avaliou Colnago.

 

Ao final desta capacitação inicial, os visitadores de Cachoeiro de Itapemirim, Conceição do Castelo, Guaçuí, Marataízes, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici e Santa Teresa já podem iniciar suas atividades, acompanhados de um supervisor.

 

"A abordagem humana e afetiva é fundamental para compreender as pessoas e suas diferenças. Não vamos substituir as famílias, mas vamos ajudar na construção de soluções para quem precisa de atenção do poder público", disse o vice-governador capixaba.

 

Programa

 

O objetivo maior do Programa Criança Feliz Capixaba é articular as políticas setoriais que favoreçam a promoção do desenvolvimento integral e integrado da criança, desde a gestação até os seis anos de idade, cujas famílias sejam beneficiárias do programa Bolsa Família, fortalecendo a base familiar para que as crianças tenham suas competências fortalecidas e um futuro promissor.

 

Em sua fase inicial, o programa será implementado em 18 municípios: Alfredo Chaves, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Conceição do Castelo, Guaçuí, Ibiraçu, Mantenópolis, Marataízes, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muqui, Pedro Canário, Ponto Belo, Santa Teresa e Sooretama.

 

Com foco na visitação domiciliar semanal, realizada por visitadores amplamente capacitados, o programa reunirá ações em áreas como saúde, educação, cultura e justiça. Cientificamente está comprovado que, crianças que passam por esse tipo de atendimento, onde a estratégia de visitação domiciliar é um dos enfoques, vão estar muito mais preparadas para a escola.  

Comentários