Governo incentiva boas ações contra a violência - Jornal Fato
Política

Governo incentiva boas ações contra a violência

Sociedade é convidada a exercitar a tolerância no dia-a-dia e solucionar de forma pacífica conflitos em casa, no trabalho e no trânsito


Foto: Leonardo Duarte

 

A campanha Compartilhe o Bem, do Governo do Estado, foi lançada nesta quinta-feira (30) pela manhã, em Cachoeiro de Itapemirim. A iniciativa visa valorizar boas ações como forma de reduzir a violência. Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), quase metade dos crimes que ocorrem no estado, estão ligados à intolerância. 

 

A Sesp registra que 40% dos homicídios são causados por motivações banais. Crimes de proximidade, brigas de trânsito, desentendimentos domésticos que evoluem para mortes violentas.

 

"Reduzimos por sete anos consecutivos as mortes violentas no Espírito Santo, mas muitas outras poderiam ter sido evitadas por pequenos fatores, como saber conviver com as diferenças", disse o secretário de Estado de Segurança Pública, André Garcia.

 

Segundo ele, do dia 1º de janeiro até 29 de junho, o Espírito Santo registrou uma redução de 19% nos homicídios, no comparativo com o mesmo período do ano passado. Os homicídios de mulheres também estão em queda, com 37% de redução em comparação ao mesmo período de 2015.

 

Além da ação policial, o Governo do Estado tem atuado na criação de oportunidades, com o programa Ocupação Social, voltado para comunidades carentes e focado no público jovem. As principais metas são aumentar a renda desse público e garantir oportunidades a quem mais precisa, além de reduzir o abandono escolar. As atividades são desenvolvidas pelo poder público em parceria com empresários, igrejas, instituições sociais e outras entidades representativas. Além disso, os moradores das comunidades são envolvidos durante todo o processo.

 

O governador Paulo Hartung explicou que o Governo do Estado busca unificar a campanha com o trabalho das instituições ligadas à segurança pública. "O Poder Público, em suas diferentes instâncias, não dá conta sozinho. Precisamos do apoio da sociedade. Queremos mobilizar os capixabas e fazer que o bem seja multiplicado pela sociedade e, principalmente, que este movimento comece dentro da vida familiar", ponderou.

 

 Em todos os discursos, foi enfatizada a importância da família na propagação dos bons valores. "É algo que cabe aos pais lapidar os filhos", diz Garcia.

 

O secretário de Direitos Humanos, Julio Pompeu, falou sobre as ações da Ocupação Social e sobre o movimento Compartilhe o Bem. "Esta campanha é um convite para que saibamos perceber nos pequenos atos que nós flagramos, que podemos mudar o comportamento de todos. Foram destacados valores como a solidariedade e a honestidade, que são vitais para a mudança de comportamento de uma sociedade. O programa Ocupação Social foi a forma do Governo de participar de forma ativa desta mudança. Estamos incentivando os bons valores. Queremos que todos sejam o Bem. Que compartilhem o Bem", finalizou.

 

O evento, que ocorreu em numa sala de cinema em um shopping da cidade, foi último do ciclo que começou em Vitória e passou por Linhares e Colatina. Também participaram do lançamento a superintendente de Comunicação Social, Andreia Lopes; a chefe da Policia Civil, Gracimeri Gaviorno; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcelo D'Isep; o prefeito Carlos Casteglione,  entre outras autoridades civis, militares e alunos do Escola Viva em Cachoeiro de Itapemirim. 

Comentários