Governo anuncia pacote de investimentos para Alegre - Jornal Fato
Política

Governo anuncia pacote de investimentos para Alegre


Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

O município de Alegre, no Sul do Espírito Santo, vai receber serviço de manutenção em duas estradas do Caminhos do Campo, um projeto de engenharia para barragem, instalação de antena de telefonia móvel e equipamentos. O pacote de investimentos foi anunciado na manhã desta terça-feira (28) pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). A solenidade aconteceu na Praça Seis de Janeiro, no Centro da cidade.

 

Estavam presentes o governador Paulo Hartung; o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto; o prefeito José Guilherme, além de lideranças estaduais e municipais.

 

Dois trechos do Programa Caminhos do Campo receberão serviço de tapa-buraco e limpeza da pista e canaleta: da ES 181 até Araraí e da ES 187 até Cachoeira da Fumaça. O primeiro trecho possui 16,4 quilômetros e o segundo, 2,4 quilômetros. 

 

Também foi assinada a ordem de serviço para a contratação do projeto de engenharia para a construção da barragem no Córrego Jerusalém. A previsão é de que ela tenha capacidade de armazenar 104 milhões de litros de água em três hectares. O investimento no projeto será de R$ 90 mil. 

 

Foi anunciado, ainda, que a comunidade de Santa Angélica receberá uma antena de telefonia móvel por meio do Programa Campo Digital. O edital de chamamento público para as empresas está aberto desde o início do mês. 

 

A Seag assinou a ordem de fornecimento de três equipamentos para a Prefeitura de Alegre: uma retroescavadeira, um caminhão-pipa e um caminhão caçamba. O investimento total será de R$ 534 mil. Os caminhões chegam ao município na próxima semana, e a retroescavadeira, em 15 dias. Também foram assinadas as ordens de fornecimento de três veículos, destinados por emenda parlamentar do deputado estadual Rodrigo Coelho. 

 

Na solenidade, o governador Paulo Hartung reafirmou que apesar da forte crise socioeconômica que castiga o país, no Espírito Santo as contas estão organizadas e os pagamentos em dia, destacando que o Governo do Estado tem conseguido realizar investimentos. "Crise vem de tempo em tempo. O que diferencia é como lideramos para passar por esses momentos. Tenho certeza que estaremos prontos para as oportunidades do pós-crise. Vamos 'bombar'", exclamou Hartung.

 

Sobre a ordem de serviço para a barragem, o governador informou que já na próxima semana serão iniciadas as intervenções. "Agradeço a presença de todos vocês nesta reunião de trabalho. Semana que vem as máquinas chegam ao município e as obras serão iniciadas. Além disso, teremos em breve os equipamentos destinados pelas emendas de nossa bancada federal. São equipamentos que vão auxiliar o município na realização dos serviços necessários para a população, principalmente, na região rural", disse Paulo Hartung. 

 

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, destacou que a manutenção nas estradas vão garantir um melhor deslocamento das pessoas, a barragem vai acabar com a possibilidade de falta de água na cidade e a torre de telefonia móvel era um desejo antigo da comunidade beneficiada.  "É um conjunto robusto de investimentos da Secretaria da Agricultura. A sociedade tem percebido que além de cuidar das contas o Governo tem cuidado das pessoas. Com a crise passando, os investimentos estão chegando cada vez mais aos municípios", declarou Octaciano.

 

O prefeito de Alegre, José Guilherme, destacou que os investimentos vão ajudar a melhorar a vida da população, tanto na zona rural quanto na urbana. "A torre de telefone para Santa Angélica é um pedido antigo. Os equipamentos são fundamentais para nossa cidade. A reforma da estrada vai evitar acidentes. E a barragem será fundamental para o abastecimento de água do município. Só temos a agradecer", disse.

Comentários