Governo anuncia ações em áreas vulneráveis - Jornal Fato
Política

Governo anuncia ações em áreas vulneráveis

Em reunião ontem (19) em Cachoeiro com cúpula da segurança pública, Paulo Hartung anunciou a criação do programa ?Ocupação Social?


O governador Paulo Hartung (PMDB) se reuniu na tarde de ontem(19), no auditório do Sest/Senat, em Cachoeiro de Itapemirim, com a cúpula da segurança pública do Estado e autoridades políticas locais para tratar da Região Sul.

Durante o encontro foi anunciada a criação do programa "Ocupação Social", que irá atender áreas sulinas de "maior vulnerabilidade", como os municípios de Cachoeiro, Marataízes e Anchieta, com projetos e ações de prevenção social, com o objetivo de diminuir os índices de violência.

Na oportunidade, foram apresentadas estatísticas que despertam a atenção do governo capixaba. Como, por exemplo, o número de assassinatos de jovens. De 2010 a 2012, 7,6 mil jovens foram mortos no Espírito Santo. Eles são negros ou pardos, têm idade que varia de 15 a 24 anos, nem estudam e nem trabalham.

 "Vamos focar nossas ações em áreas de vulnerabilidade, em especial no público jovem, que está no chamado 'nem nem', nem estuda, nem trabalha. E, consequentemente, acaba sendo a principal vítima da violência. Eles precisam ser priorizados pelo Estado, pelas prefeituras e por todos os atores da sociedade civil que quiserem contribuir para mudar essa situação", disse o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli.

Paulo Hartung foi objetivo no encontro, para que integrantes do primeiro escalão do seu governo e chefes de polícia pudessem apresentar a situação vivida na segurança pública no Espírito Santo.

Ele disse fazer questão de ouvir a sociedade civil organizada e membros do poder público para diminuir a violência no Sul do Estado.

"Existem diversos tipos de ações e atitudes que não dependem do governo e podem ser realizadas pela sociedade. Por exemplo, precisamos resgatar os valores e responsabilidades familiares na caminhada civilizatória pela busca da cultura da paz. Esse movimento do governo é para resgatar gestos de cidadania da sociedade. Viemos apresentar o que pretendemos fazer em conjunto. Sem vocês, não funcionará em sua plenitude", argumentou.

 

Menos mortes, mas índices preocupantes

 

Em 2014, 130 assassinatos foram registrados no Sul do Estado, uma média de 11 mortes por mês. Apesar do índice preocupante e do crescimento do sentimento de insegurança na comunidade local, o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, destacou que houve uma redução no número de homicídios.

"Os municípios daqui do Sul do Estado têm apresentado redução de 20% neste tipo de ocorrência, em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse resultado é parte dos esforços conjuntos das polícias Civil e Militar e da parceria com as prefeituras municipais e entidades civis organizadas". 

Quanto a denúncias de cortes de combustível para viaturas, Garcia alegou que não existe racionamento de gasolina nas delegacias e quartéis.

"Nunca houve uma ordem para cortar combustível. Foi um erro de interpretação por parte de algumas pessoas. Na realidade, é para reduzir gastos, por exemplo, com energia e telefone. A população não pode ser prejudicada. Ao invés de cortar a gasolina, vamos trabalhar nas salas sem utilizar o ar condicionado. Então, nunca houve uma ordem para racionar combustível", desmentiu o secretário.

 

DPJ de Cachoeiro ainda sem prazo

 

Durante o encontro, o vereador Alexandre Bastos (PSB) cobrou do secretário André Garcia o início das obras de construção da nova sede do Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) em Cachoeiro, no bairro Independência. Ouviu que ainda não há prazo para o empreendimento começar.

"O prédio do antigo DPJ foi demolido para dar espaço a um edifício mais moderno, que deverá abrigar, de acordo com o projeto, várias delegacias. Só que até agora nenhuma parede foi erguida. Hoje, o espaço traz insegurança para a população, pois serve de esconderijo para bandidos e para usuários de drogas. Esta semana até os tapumes do terreno caíram após uma chuva, por isso pedi a Garcia agilidade para a obra sair do papel", disse Bastos.

Em resposta ao vereador, o secretário de Estado de Segurança Pública garantiu que o governo está atento à questão do DPJ, mas que depende de dotação orçamentária para prosseguir com o projeto.

 

Fotos: Tiago Guimarães

 

Comentários