Governador visita autoridades portuárias - Jornal Fato
Política

Governador visita autoridades portuárias


Após cumprir agendas de compromissos oficiais em Singapura e na Malásia, onde visitou potenciais investidores e o Centro deOperações da Vale, respectivamente, o governador Paulo Hartung cumpriu nesta terça-feira (06) agendas com autoridades portuáriasde Roterdã, que é sócio do Porto Central, em Presidente Kennedy.

 

Hartung aproveitou a oportunidade pararessaltar potencialidades do Porto Central, como ramal logístico e posição geográfica estratégica capixaba. O governador iniciounegociações com multinacionais holandesas para instalação de unidades no Espírito Santo.

 

Na oportunidade, Paulo Hartung foi recebido pelo CEO do Porto de Roterdã, AllardCastelein, que reiterou o engajamento do megaporto holandês com o projeto do Porto Central. O alto executivo holandês agradeceu a Hartung pelo empenho pessoal em buscarparceiros internacionais que possam ser mobilizados na viabilização definitiva do Porto Central, agora que as licenças ambientais jáestão sendo obtidas.

 

Prefeitura

 

Na mesma tarde, o governador foi recebido pelo prefeito de Roterdã, Sr. Ahmed Aboutaleb, no prédio da prefeitura, que é uma daspoucas construções que sobreviveram aos bombardeios de que a cidade foi vítima durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Imigrantemarroquino naturalizado holandês, o prefeito Aboutaleb é uma das lideranças políticas mais promissoras no país, dado seu perfilsocial-democrata e sua militância multicultural, que ele combina muito bem com um perfil de gestor moderno já testado e aprovado.

 

Relações

 

Convidado pelo governador Paulo Hartung para visitar o Espírito Santo, Aboutaleb desde já se prontificou definir um período queseja mutuamente conveniente. "Importante estreitar nossas relações culturais e comerciais", disse Hartung.

 

"Depois de Roterdã, vamos para Haia, na Holanda, onde nos reuniremos com a liderança mundial da Shell, petroleira anglo-holandesa que hoje tem atuação muito importante no Espírito Santo. Depois da Petrobras, a Shell é a petroleira que mais teminvestimentos em nosso Estado, nesse setor. O Espírito Santo tem potencial para ser a principal plataforma da Shell de atração noBrasil", finaliza José Carlos.

 

Porto de Roterdã

 

O Porto de Roterdã, em volume movimentado, é o maior porto europeu, muito distante do segundo lugar, e o oitavo maior domundo, atrás de seis portos chineses e o de Singapura. O volume de negócios gerados no Porto de Roterdã e em seu entornocorresponde a 5% do PIB da Holanda, marca que é impressionante.

 

Seguindo longa tradição iniciada bem antes de o Brasil serdescoberto, quando as cidades holandesas já comerciavam com o mundo então conhecido, o Porto de Roterdã evoluiu ao longo dosséculos até se transformar na referência que hoje representa, como porto tecnologicamente moderno, altamente competitivo econhecido pela visão de longo prazo que caracteriza suas tomadas de decisões estratégicas. É com essas características em menteque precisa ser valorizada sua decisão de, no Brasil, investir no Porto Central.

Comentários