Governador pede Ferrovia e duplicação da BR 262 a Temer - Jornal Fato
Política4

Governador pede Ferrovia e duplicação da BR 262 a Temer

Hartung vai aproveitar a vinda do presidente ao estado, hoje, para fazer as solicitações de investimentos


Hartung anunciou ontem a estratégia que vai utilizar em busca de obras no Espírito Santo - Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

O governador Paulo Hartung vai aproveitar a presença do presidente Michel Temer no Estado, nesta quinta-feira (29), durante a solenidade de inauguração do Novo Aeroporto de Vitória, para reivindicar a criação de uma ligação ferroviária litorânea, interligando o Espírito Santo ao Rio de Janeiro, e as obras para duplicação da BR 262. Hartung defende que sejam utilizados recursos compensatórios obrigatórios que a concessionária irá destinar para renovação da concessão da ferrovia Vitória-Minas, controlada pela Vale.

"São assuntos que temos discutido e que têm relação com o desenvolvimento do Estado e com a contrapartida do Governo Federal em relação àquilo que nós capixabas contribuímos para o desenvolvimento do país. Um assunto importante é o ramal ferroviário ligando a Grande Vitória até a divisa com o Rio de janeiro, que em um futuro será uma ferrovia Vitória-Rio. Queremos aproveitar este momento que a Vale tem que pagar pela renovação da concessão e utilizar esse dinheiro para expansão da ferrovia", destacou.

O governador também adiantou que irá abordar o presidente sobre a BR 262, que já teve ordem de Serviço assinada, o canteiro de obras montado, porém, ainda não houve início das intervenções para duplicação nos primeiros oito quilômetros conforme previsto. "Vamos lembrar esse tema juntamente com outro tema importante, que é a obra do Contorno do Mestre Álvaro, essencial para a Região Metropolitana", detalhou.

 

Renovação

 

A negociação para a renovação da concessão da malha ferroviária está em trâmite no Governo Federal na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Além disso, também tramita na ANTT uma solicitação da concessionária MRS para renovar a concessão da ferrovia que liga o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Rio de Janeiro e Espírito Santo estão atuando articulados para que os recursos indenizatórios destas renovações sejam utilizados para criar uma linha ferroviária que interligue os dois Estados.

Comentários