Governador é aprovado pelos capixabas - Jornal Fato
Política

Governador é aprovado pelos capixabas

No desempenho pessoal, 77,1% dos entrevistados o consideraram ótimo, bom e regular


Foto: Leonardo Duarte/Secom

 

A maioria dos capixabas está satisfeita com o desempenho do governador Paulo Hartung. É o que mostra a pesquisa FlexConsult/Rede Vitória, divulgada nesta quarta-feira (15). Quando questionados de forma direta, 58,2% dos entrevistados aprovam o trabalho realizado à frente do Governo do Estado.

 

Hartung também teve seu desempenho pessoal avaliado e 77,1% dos entrevistados o consideraram ótimo, bom e regular. Ao todo, 42,2% dos eleitores consideram Hartung regular, tendo 30,1% que o consideram bom e 4,8% que o classificam como ótimo. Quando adicionados os índices de ótimo, bom e regular, a pesquisa aponta que a avaliação do Governo do Estado conta com índice 73,8%. Sendo, regular 42,7%, bom 27,5% e ótimo 3,6%.

 

Os eleitores dos 19 municípios entrevistados também tiveram a oportunidade de optar sobre qual deveria ser a área prioritária do governo Hartung para os próximos meses. Por ter sida oferecida a possibilidade de responder até três áreas prioritárias de interesse, a soma ultrapassa os 100%. A saúde foi priorizada por 93,5% dos entrevistados, enquanto 59,7% reivindicaram Segurança, 52,8% Educação, 51,6% empregos e 8,4% abastecimento de água.

 

Mesmo diante de um cenário nacional de incertezas no contexto político e econômico, a pesquisa avaliou o pensamento dos eleitores em relação à expectativa de desempenho do Governo do Estado e a gestão pessoal de Paulo Hartung.

 

Sobre Hartung, 36,6% acreditam que seu desempenho será bom, com 32,6% que acreditam que será regular e 5,7% que acreditam que será ótimo. Contra 8,3% que acreditam que será ruim e 6,2% péssimo.

 

O índice de mensuração referente à expectativa quanto ao desempenho do Governo do Estado foram proporcionais à expectativa referente ao desempenho de Hartung. O índice de bom é de 33,7% das respostas, tendo 33,5% de regular e 6,2% de ótima contra 9% de ruim, 8,2% de péssima.

 

A Pesquisa De Olho no Poder - Eleições 2016 FlexConsult/Rede Vitória tem margem de erro em torno de 3,1% e um nível de confiança de 95%. O estudo foi realizado com mil eleitores de 19 municípios de todas as regiões do Espírito Santo (Metropolitana, Noroeste, Litoral Norte, Central e Sul), entre os dias 4 e 10 de junho.

 

Hartung: "Resultado da pesquisa é um gesto robusto de confiança da população capixaba"

 

Ao analisar a pesquisa, o governador Paulo Hartung classificou o alto índice de aprovação como um gesto de confiança da população. Hartung ressaltou que o primeiro ano de Governo foi desafiador, com necessidade da criação de uma intensa política de austeridade fiscal, onde, entre os principais desafios, estava a conscientização da sociedade sobre a atual situação fiscal do Estado.

 

"É mais um gesto robusto de confiança que recebo dos capixabas. O início de nosso Governo foi delicado porque, muito embora ainda na campanha eleitoral eu houvesse dito que as contas estavam saindo do trilho, quando fomos implementar as medidas necessárias, novamente, tivemos uma guerra de informações. Foi um momento difícil, mas conseguimos conversar com os Poderes, com a sociedade e com os servidores públicos para explicar a situação em que o Estado estava. Todos passaram a entender totalmente a situação fiscal", explicou Hartung.

 

Paulo Hartung explica que, além de estabelecer o equilíbrio fiscal, o Governo do Espírito Santo tem distribuído, ao longo do Estado, investimentos em áreas prioritárias como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura. O governador explica que a estratégia é desenvolver ações de baixo custo e alto impacto na vida dos capixabas. Ressalta que, mesmo diante o período das crises política e socioeconômica, o Espírito Santo tem conseguido atrair investimentos privados, consequentemente, gerando novos postos de trabalho e receita para os cofres públicos.

 

"Governo não pode viver apenas de arrumar as contas públicas. Fizemos e estamos fazendo o ajuste, mas também viabilizamos o projeto Escola Viva que já é um sucesso e pretendemos expandir esse projeto para levar um ensino atrativo e contemporâneo para rede pública estadual. Temos outro programa acoplado na área da segurança pública, que é o Ocupação Social, onde envolvemos a juventude, principalmente os jovens que não trabalham e não estudam. Estamos dando um choque de gestão na área da saúde com avanços importantes como a organização de espaços regionais para ofertarmos serviços especializados e a construção do novo Hospital Estadual Geral de Cariacica", ponderou.

 

Na área da segurança pública, o governador frisou que as instituições atuam de forma integrada, com uso intensivo de gestão e tecnologia, além de diálogo com a sociedade. Paulo Hartung lembrou que o Estado acumula queda nos índices de homicídios nos últimos sete anos. Hartung disse ainda que o Estado conseguiu avanços importantes para enfrentamento da crise hídrica com a elaboração do programa para criação de barragens para armazenamento de água em diferentes regiões do Estado e o fortalecimento do Programa Reflorestar que cuida de nascentes, cobertura florestal e vegetação ciliar.

 

"Mesmo na crise, estamos conseguindo expandir ações em todas as áreas do Espírito Santo. Conseguimos atrair importantes investimentos privados e da União. Avanços importantes estão em andamento, como as obras da BR 101 e o Aeroporto de Vitória.  É uma hora dura, mas temos que ter criatividade e trabalhar com inovação. Eu e minha equipe de governo estamos nos esforçando para realizar as ações necessárias para atender às necessidades da sociedade e permitir que o Estado se desenvolva em condições de igualdade e janelas de oportunidades para os capixabas", finalizou.

Comentários