Governador defende integração para atuar com menor infrator - Jornal Fato
Política

Governador defende integração para atuar com menor infrator


Foto: Divulgação/ADI

 

Ao comemorar os dois anos de inauguração do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Ciase), o governador Paulo Hartung defendeu maior integração da sociedade e dos municípios para implantar políticas mais eficazes de atendimento ao menor infrator.

 

A comemoração foi realizada nesta quarta-feira (30) na sede do Ciase, em Vitória. Na ocasião foi realizado o Seminário de Atendimento Inicial Socioeducativo do Espírito Santo. Hartung falou que a privação da liberdade não pode ser considerada a melhor e única solução para acabar com as ações criminais dos adolescentes.  

 

De acordo com Paulo Hartung, os governos precisam entender que sozinhos não serão capazes de implantar todas as políticas sociais necessárias para o atendimento ao menor infrator. Ele defendeu um maior engajamento da sociedade e dos municípios para a efetivação destas políticas. "O governo precisa se dar conta de suas limitações e buscar apoio para cumprir com esta tarefa", disse ele.

 

Políticas

 

O governador acredita que a implantação de políticas sociais, como a realizada pelo Ciase, está entre as soluções. Hartung também enfatizou a importância do projeto Escola Viva e Ocupação Social para reduzir a incidência de menores envolvidos em delitos criminais.

 

Atualmente o Espírito Santo conta com cinco Escolas Viva que oferecem atividade escolar em tempo integral. Para 2017, o governo projeta implantar mais 10 novas escolas no mesmo modelo.

 

Já o Ocupação Social foi implantado em 25 comunidades para atender menores que viviam nos bairros considerados os mais violentos do Estado. Estes menores passaram a receber atenção integrada além de possibilidades de desenvolverem atividades culturais, esportivas e aprendizado profissional.

 

"O governo vive um momento dificílimo em função da crise. Para administrar temos que cortar gastos e adiar projetos. E nós temos feito isto. Mas, estamos remanejando recursos para o que realmente é prioritário como o Escola Viva e o Ocupação Social. São projetos que dialogam com a visão do que foi discutido aqui. Precisamos aprender a conversar com estes menores, com suas famílias e com a sociedade. É isto que fazemos com estes projetos", disse o governador. 

Comentários