Fundo vai incentivar empresas na região - Jornal Fato
Política

Fundo vai incentivar empresas na região

Governo acena com R$ 50 milhões para criação de fundo e quer participação das prefeituras


Desde 2014, Marcos Mansur pede a criação do fundo: fim da faixa de gaza econômica                     O deputado Rodrigo Coelho diz que já trabalha pela adesão de prefeituras ao fundo

 

O governador Paulo Hartung (PMDB) anunciou nesta semana a intenção de criar o Fundo Estadual de Desenvolvimento do Sul do Estado (Fundesul), com saldo de R$ 50 milhões. O dinheiro, a ser utilizado para a atração em investimentos, virá do Tesouro Nacional. O objetivo é aumentar a competitividade da região, cercada de todos os lados por concorrentes com mais estrutura e/ou mais incentivos fiscais.

 

Para que seja efetivado, no entanto, o projeto precisa, ainda, ser analisado pela Assembleia Legislativa, mas já tem a simpatia de deputados eleitos com a maior parte dos votos na região. Além de recursos do governo, a expectativa é conseguir dinheiro das prefeituras, como Presidente Kennedy, maior recebedora de royalties do petróleo e que, segundo o governador, já se mostrou disposta a colaborar.

 

O deputado Marcos Mansur (PSDB) desde 2014, ano em que fez indicação neste sentido, apela pela criação do Fundo.  Em março de 2015, apresentou projeto de Lei com esta finalidade e sente que a sinalização do governador pode resgatar a força da região.

 

"Nós, no sul do Espírito Santo, ficamos numa faixa de gaza, no sentido econômico. Sofrendo os ataques do Norte do Estado do Rio de Janeiro, para onde nossas empresas têm migrado. Outras têm sido atraídas para o norte capixaba, por conta da Sudene. E também ainda sofremos a pressão dos municípios vizinhos, de Minas Gerais, que fazem divisa conosco", analisa.

 

Segundo ele, o Fundesul será um passo na direção de diminuir a desproporção sulina em relação aos municípios da região metropolitana, que têm incentivos fiscais, a região portuária, a exportação e importação. E também em relação ao Norte do Espírito Santo, que tem o incentivo da Sudene.

 

O deputado Rodrigo Coelho (PDT) elogia a criação do fundo, mas que seja fundamental estimular a aplicação dos recursos dos royalties do petróleo, algo que, afirma, já trata diretamente com administradores de Presidente Kennedy, desde o ano passado.

 

"O petróleo é um bem finito. Se nós emprestássemos dinheiro desse fundo para atrair empresas, quando acabasse o pagamento de royalties para os municípios, eles ainda estariam sendo remunerados através dos juros do empréstimo", afirmou o deputado.

 

Comentários