Fórum debate vereador como motor do desenvolvimento - Jornal Fato
Política

Fórum debate vereador como motor do desenvolvimento


Segundo Renata Fiório, o vereador faz a ponte entre as demandas que identifica e o Poder Executivo

Durante a Exposul Rural, que acontece em abril, em Cachoeiro de Itapemirim, acontece o Fórum de Vereadores do Sul Capixaba, evento que vai discutir a importância do vereador no desenvolvimento da região sul. O evento é organizado pela Câmara Municipal de Cachoeiro e acontece no dia 13, às 17h, no parque de exposições.

 

É o segundo ano consecutivo que a atuação parlamentar é discutida no evento agropecuário. No ano passado, o tema foi como aumentar o orçamento da agricultura para o município. "A gente percebeu que é conscientizando os agricultores sobre emissão de nota fiscal rural, cadastramento das propriedades, até para que a política rural possa receber números, gerar estatísticas e se formalizar", disse a vereadora Renata Fiório (PSD).

 

Neste ano, o objetivo é ampliar o evento. Se em 2017, vieram parlamentares, além dos cachoeirenses, de Vargem Alta e Atílio Vivacqua, por exemplo, para o atual, são convidados edis dos 27 municípios da região. 

 

Mas, em relação ao tema do Fórum neste ano, como o vereador pode ser motor de desenvolvimento, sobretudo no meio rural? A vereadora Renata responde: 

 

"O vereador identifica por andar mais, ter mais contato e ser o fiscalizador da aplicação da política pública, a necessidade. Junta e movimenta a comunidade, chega à conclusão do que pode ser feito, formata a proposta e a leva já com uma alternativa para que seja implementada. Aí, sim, o Poder Executivo vem para realizar a necessidade da comunidade, trazendo o desenvolvimento. O poder público não consegue realizar todas as demandas, então seleciona as mais organizadas e que consegue atingir ao maior número de pessoas".

Comentários