Ferramenta de gestão faz dez anos - Jornal Fato
Política

Ferramenta de gestão faz dez anos

?Escritório de Projetos é um dos elementos de modernização e profissionalização da máquina pública?, diz governador


Data foi comemorada com solenidade no Palácio da Cultura Sônia Cabral, em Vitória (Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES)

O Escritório de Projetos do Governo completou dez anos, o governador, Paulo Hartung, afirmou que a unidade "é um dos elementos de modernização e profissionalização da máquina pública" do Estado.

 

Hartung garantiu que "muita coisa boa que impactou e trouxe mais qualidade de vida às terras capixabas não teria acontecido se o Governo não tivesse dado esse passo de modernização", referindo-se à criação do Escritório de Projetos, que aconteceu em sua primeira gestão na administração estadual, em 2007.

 

"Não é fácil tocar o setor público. Os freios da burocracia se encontraram com os freios do controle. Temos uma máquina pública formada para um tempo que não existe mais. Hoje, no país, a burocracia está ligada à formalidade e não aos resultados", disse o governador, fazendo questão de ressaltar: "Mesmo com tudo, no Estado, fizemos as coisas andarem, aplicando gestão intensiva e olhando cada passo. Mas precisamos avançar mais, dando um passo à frente na estrutura pública do Brasil".

 

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Regis Mattos Teixeira, diz que o escritório, vinculado à sua pasta, desempenha papel fundamental junto às diversas secretarias e órgãos do Estado, para que investimentos da administração estadual se transformem em benefícios concretos para a população.

 

Regis Mattos destacou o fato de a unidade ter, recentemente, se destacado como um dos três melhores escritórios de projetos do Brasil. "É mais um exemplo que o Governo do Espírito Santo dá ao país", disse.

 

Durante o evento comemorativo, realizado em Vitória, a ex-ministra de Assistência Social, Wanda Engel ressaltou que um dos desafios atuais da gestão públicas é necessidade de fazer melhor com menos - numa referência à escassez de recursos, causada pela crise econômica que o país atravessa, e que gera um cenário de desemprego, diminuição dos recursos fiscais, aumento da violência, baixa coesão social e descrédito das instituições. Outro desafio, segundo ela, é melhorar a qualidade dos serviços.

Comentários