Ex-prefeito pretende o 3º mandato - Jornal Fato
Política

Ex-prefeito pretende o 3º mandato

Com decisão judicial favorável, Elieser Rabello lança pré-candidatura pelo PMDB em Vargem Allta


O ex-prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello (PMDB), está apto para disputar as eleições deste ano. Decisão do juiz eleitoral Thiago Xavier Bento recusou pedido do Ministério Público para que o julgasse inelegível pela prática de atos de improbidade administrativa. O político qual foi condenado em primeira instância e segunda instância, recorreu, mas a perda dos direitos políticos foi desconsiderada pelo magistrado por não haver trânsito em julgado e nem decisão colegiada contra o político.

 

"A própria lei eleitoral diz que o candidato com ficha suja não pode ser candidato. Tenho conhecimento de quatro processos. Nenhum deles por corrupção. São coisas administrativas, feitas para o interesse do povo. Não tem dolo, não tem má-fé, nem dano ao erário. Tem condenação em primeira e segunda instância, mas a lei eleitoral é clara: não sou ficha suja", garante Elieser.

 

A decisão judicial se refere a condenação sobre processo seletivo realizado, em que, segundo o ex-prefeito, o então secretário de Comunicação, e hoje vice-prefeito, Claudio Pazzeto, não publicou a data certa do certame. Pazzeto também é réu no processo. "Foi divulgado. Duas mil pessoas fizeram esse processo seletivo, mas, mesmo assim, estamos condenados".


 

"Não houve dolo, má fé ou dano ao erário"

Elieser Rabello

Ex-prefeito tem condenações por improbidade, mas está apto a concorrer, segundo decisão judicial


 

A definição que manteve limpa a ficha de Elieser, datada de 10 de março, pode mudar a configuração do quadro eleitoral no município serrano. O ex-prefeito tem forte recall, após dois mandatos consecutivos, entre 2005 e 2012, e pretende entrar na disputa pelo terceiro.

 

Segundo Elieser, a expectativa é de que o próximo prefeito receba as contas saneadas, do prefeito João Bosco Dias, a quem apoiou nas últimas eleições. Apesar disso, acredita que a situação será ainda mais complicada do que em de 2005, quando, recorda, assumiu com dívidas de R$ 5 milhões e quatro meses de salários do funcionalismo público atrasado.

 

"Naquele ano, a gente tinha expectativa de crescer. De aumentar a arrecadação. Agora, essa expectativa é pequena. Em virtude da crise mundial, federal e estadual".

Diante das dificuldades, a intenção de voltar à Prefeitura, segundo o político, é justificada pelo propósito de implantar gestão "técnica, firme e participativa", envolvendo a comunidade e os políticos. Segundo Elieser, será preciso buscar apoio dentro e fora do município, seja no governo do Estado ou Federal.

 

Para chegar a seu intento, planeja fazer uma aliança mais ampla possível. "Mas sem negociar cargos", frisa. Ele faz analogia entre as dificuldades no Brasil, com o processo de impedimento da presidente Dilma Rousseff e a realidade local. "A divisão em cenário nacional tem atrapalhado muito a economia do Brasil. Então, quanto mais unidos nós estivermos, mais fácil será sair da crise em Vargem Alta".

 

Apesar de ter colaborado para a eleição do atual prefeito, Elieser diz que, caso seja candidato e se eleja, não fará governo de continuidade. "Acabou um governo, começa outro. Cada gestão é uma gestão".

Comentários