Estradas sulinas estão entre as prioridades do governo estadual - Jornal Fato
Política

Estradas sulinas estão entre as prioridades do governo estadual

As informações foram passadas pelo secretário dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli


A conclusão das obras de reabilitação e duplicação da pista, nos 10,5 quilômetros entre Cachoeiro e a localidade de Coutinho está entre as prioridades do Governo do Estado.

As obras diminuíram de ritmo no ano passado, até serem paralisadas após as eleições.

 

A definição se deu após análise técnica, em que ficou decidido que terão prioridade 100% das obras de construção e reforma de escolas da rede estadual. Também terão continuidade as obras com recursos garantidos do BNDES e do BID; financiadas que necessitam do tesouro estadual para serem concluídas; obras com mais de 80% dos serviços executados ou com término em 2015, e obras emergenciais.

 

Licitada durante a gestão anterior do governador Paulo Hartung (PMDB), a duplicação da rodovia Cachoeiro x Coutinho atravessou os quatro anos do ex-governador Renato Casagrande (PSB) sem ser levada a termo.

 

"Encontramos problemas no projeto e muitas desapropriações para serem feitas, que culminaram, inclusive, em pendengas judiciais", alegava o socialista durante a campanha.

 

 A obra está na lista de prioridades de Hartung, em que também constam, em Cachoeiro  a pavimentação da ES-486 (trecho Gironda - Alto Gironda - Itaoca) e, na região,  a ES-177 (Muqui - Jerônimo Monteiro).

 

No litoral sul, foram eleitas a reabilitação da ES-060 (Nova Guarapari - Anchieta); a contenção da erosão, dragagem e aterro hidráulico no Terminal Pesqueiro de Itaipava;; implantação e pavimentação da travessia da cidade de Piúma (ES-060), trecho Avenida Dr. Danilo Monteiro de Castro - ponte sobre o canal do Itaputanga; e implantação da ES-115, trecho Av. Minas Gerais - Nova Almeida.

 

Levantamento

Levantamento realizado pela Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) apontou um conjunto de obras e serviços contratados, no valor total de R$ 3 bilhões. Na Grande Vitória e interior do Estado, 79 obras viárias gerenciadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) estão com contrato em andamento. Dessas, 38 apresentam condições técnicas de continuidade, dependendo de providências menos complexas e apenas 11 estão em execução dentro da normalidade. Outras 41 obras estão paralisadas por problemas de orçamento, revisão de projetos e desapropriações.

 

Já o Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) gerencia 86 obras contratadas, sendo que 45 estão em condições técnicas de continuidade, dependendo apenas de viabilização de recursos. Encontram-se paralisadas 41 obras, por problemas técnicos e financeiros. As informações foram passadas em coletiva na tarde desta terça-feira (31), pelo secretário dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli.

 

Recursos

Para esse ano, seriam necessários R$ 693 milhões do tesouro para executar as obras sob a responsabilidade do DER, enquanto o orçamento aprovado para 2015 é de R$ 39,6 milhões. Os recursos de financiamento são da ordem de R$ 630 milhões.  Já o orçamento do Iopes e da Setop em 2015 é de R$ 69 milhões e R$ 9 milhões, respectivamente, enquanto os recursos necessários para a realização das obras somam R$ 149,4 milhões e R$ 61,8 milhões para cada órgão.

Segundo o secretário Paulo Ruy Carnelli, é preciso compatibilizar os investimentos com as finanças públicas estaduais. "Faltou planejamento para as contratações realizadas na gestão anterior", afirmou. Para as desapropriações serão necessários R$ 43,9 milhões de recursos do tesouro. Além disso, nove licitações foram alvo de representações do Ministério Público de Contas e estão suspensas desde o final do ano passado.  

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