Estado: nova gestão para escolas do interior - Jornal Fato
Política

Estado: nova gestão para escolas do interior

Treinamento implementa modelo de gestão unificado para 130 escolas localizadas em municípios do interior


 

 

Supervisores, diretores e pedagogos de todo o Estado terminam nesta sexta-feira o curso de formação do Programa Jovem de Futuro. Ao todo, 302 profissionais foram capacitados. Dentre eles, 260 atuam em 130 escolas de ensino médio de meio período ligadas a Superintendências de Educação que englobam 53 municípios do interior do Espírito Santo.

 

Na prática, os profissionais do ensino voltam para seus municípios com novas ferramentas de gestão escolar. O foco é melhorar resultados de aprendizagem. Até 2017, todas as escolas estaduais vão aderir ao Jovem de Futuro. Neste primeiro momento, 151 já começaram as atividades, a maioria localizada no interior. A finalidade é aprimorar o monitoramento e avaliação das ações que serão desenvolvidas nas unidades. Metas foram traçadas até 2018.

 

O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, avalia que as novas ferramentas de gestão unificam padrões de avaliação e ação, permitindo acompanhamento unificado dos resultados. "O Jovem do Futuro objetiva transformar escolas tradicionais, melhorando planejamento e gestão. De forma que chegue aos alunos melhores métodos de aprendizagem. Todo ano cada escola fazia isso do seu jeito, agora de uma maneira unificada. Uma mesma metodologia", explica o secretário.

 

Jovem de Futuro

 

O programa Jovem de Futuro apresenta para os gestores escolares estratégias e instrumentos que tornam seu trabalho mais eficiente, criativo e produtivo. Seus princípios orientam para um trabalho com foco nos resultados positivos de ensino e de aprendizagem. O programa é realizado pela Secretaria de Educação (Sedu) com apoio do Instituto Unibanco - instituição responsáveis pelo investimento social privado do conglomerado Itaú Unibanco.

 

Depoimentos:

"Com o Jovem de Futuro vamos aprender a usar instrumentos e tecnologias de apoio à gestão escolar e novas metodologias pedagógicas. Vai nos ajudar muito", ressaltou.

Willian Destefani, diretor da Escola Estadual Águia Branca.

 

"O programa nos dará a oportunidade de realizar um melhor planejamento e fazer melhores avaliações. Vamos avaliar o que está dando certo ou não, e assim melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos do Ensino Médio".

Geanne Darc Deteve Alves, diretora da Escola Estadual Ecoporanga.

 

"Enquanto gestores almejamos melhoria de aprendizagem. A escola constrói seus planos e metas. Com o programa teremos sistemática maior para garantir que uma etapa foi assertiva".

Adriana David Nogueira Viana, diretora do Centro Estadual Interescolar Atila de Almeida Miranda (Cachoeiro de Itapemirim).

 

Veja regiões onde o novo modelo de gestão será implementado:

 

A divisão de participantes do programa não foi feita por municípios, mas por Superintendências Regionais de Educação. Cada uma delas abrange várias cidades. Participaram um diretor e um pedagogo de um total de 151 escolas. Veja como ficou a distribuição:

 

Superintendência Regional de Afonso Cláudio: Afonso Cláudio, Conceição do Castelo, Laranja da Terra, Brejetuba, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá. 10 escolas beneficiadas e 20 profissionais treinados.

 

Superintendência Regional de Barra de São Francisco: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Ecoporanga e Mantenópolis. 07 escolas beneficiadas e 14 profissionais treinados.

 

Superintendência Regional de Cachoeiro de Itapemirim: Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Iconha, Vargem Alta, Muqui, Atílio Vivácqua, Rio Novo do Sul, Mimoso do Sul, Presidente Kennedy, Itapemirim, Jerônimo Monteiro e Marataízes. 20 escolas beneficiadas e 40 profissionais treinados.

 

Superintendência Regional de Carapina: Vitória, Serra, Santa Teresa e Fundão. 26 escolas beneficiadas e 52 profissionais treinados.

 

Superintendência Regional de Colatina: Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Itarana do Norte e São Roque do Canaã. 08 escolas beneficiadas e 16 profissionais treinados.

 

Superintendência Regional de Linhares: Linhares, Sooretama, Rio Bananal, Ibiraçu, João Neiva e Aracruz. 15 escolas beneficiadas e 30 profissionais treinados.

Superintendência Regional de Guaçuí: Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire e São José do Calçado. 11 escolas beneficiadas e 22 profissionais treinados.

 

Superintendência Regional de São Matheus: São Mateus, Pedro Canário, Conceição da Barra e Jaguaré. 07 escolas beneficiadas e 14 profissionais treinados.

 

Superintendência Regional de Nova Venécia: Boa Esperança, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pinheiros, Ponto Belo, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Vila Valério. 10 escolas beneficiadas e 22 profissionais treinados.

 

Superintendência Regional de Vila Velha: Vila Velha, Guarapari, Anchieta, Alfredo Chaves e Piúma. 16 escolas beneficiadas e 32 profissionais treinados.

 

ADI-ES

Comentários