ES tira dez e Itapemirim zero em transparência - Jornal Fato
Política

ES tira dez e Itapemirim zero em transparência

Na contramão do Estado, 22 municípios tiraram nota zero. Entre eles, está Itapemirim.


 

O Espírito Santo está entre os três Estados recebeu nota dez em transparência pela Controladoria Geral da União (CGU). Na contramão do Estado, 22 municípios tiraram nota zero. Entre eles, está Itapemirim. Os dados foram divulgados na sexta-feira no portal da CGU e fazem parte da segunda-feira do programa "Escala Brasil Transparente".

 

O critério da avaliação dos estados e municípios é baseado em dez questões elaboradas pela CGU a respeito da localização da regulamentação da lei pelo Poder Executivo. As perguntas tratam sobre a previsão para autoridades classificarem informações quanto ao grau de sigilo; existência de um atendimento pessoal ou eletrônico de Sistema

 

Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão; possibilidade de acompanhamento dos pedidos realizados e se os pedidos enviados foram respondidos no prazo e conforme foram solicitados pelo cidadão.

 

O Espírito Santo que, na primeira edição deste índice ficou em 9º lugar com pontuação de 8,75, agora está na liderança ao lado de São Paulo e Minas com nota 10.

 

Para o subsecretário de Transparência do Governo do Estado, Luís Fernando Mendonça Alves, a liderança no ranking foi alcançada graças a investimos na capacitação dos servidores públicos, que recebem e processam as demandas por informações nas Secretarias, reforçando a importância da transparência e a necessidade de se garantir os direitos do cidadão quanto ao acesso à informação pública.

 

 

Nota zero no sul do ES

 

Os municípios que tiveram zero em transparência no sul do Estado são: Apiacá, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Ibatiba, Itapemirim, Marechal Floriano e São José do Calçado.

Comentários