ES e RJ fecham parceria por ferrovia - Jornal Fato
Política

ES e RJ fecham parceria por ferrovia

O governador eleito do Espírito Santo se reúne com governador eleito do Rio de Janeiro para discutir sobre infraestrutura


 

Hartung e Pezão: atuação conjunta para garantir que empreendimento saia do papel


Os governadores eleitos do Espírito Santo, Paulo Hartung, e do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, ambos do PMDB, vão agir em parceria para realização da EF-118, nova ligação ferroviária entre os estados.

Hartung esteve segunda-feira no estado vizinho para tratar do assunto. Os governadores acertaram de fazer a articulação juntos, com as equipes técnicas dos dois governos, junto ao governo federal.

"Temos um estudo adiantado, praticamente pronto para ir para licitação, a ferrovia EF-118, ligando Vitória ao Rio de Janeiro. É muito importante. Vai aumentar a competitividade dos estados. Na minha visão, é instrumento que contribui para o desenvolvimento da nossa região Sudeste e do Brasil".

O projeto da EF-118 está em análise em Brasília. Foi custeado pelas empresas do Espírito Santo e Rio de Janeiro interessadas na ferrovia a partir de protocolo firmado entre os dois estados.

Há ainda outro grande projeto na área que também envolve Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de Minas Gerais e o Brasil Central: a ferrovia EF-354.

"Da mesma forma que fiz o debate sobre o assunto com o governador de Minas Gerais, fiz com o governador Pezão, do Rio de Janeiro. É ferrovia de um conjunto de estados e que viabiliza uma maior movimentação de cargas nos nossos portos, de produtos vindo do centro do país, como de produtos que vão em direção à Minas e ao Brasil Central", destacou Hartung.

 

Minas

Na semana passada, Paulo Hartung também se reuniu com o governador eleito de Minas Gerais, Fernando Pimentel. Na oportunidade, conversaram sobre a melhoria da BR-262. A duplicação da perigosa rodovia é fundamental para atender às necessidades atuais e futuras de transporte de carga e passageiros entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Os governadores decidiram aguardar a definição do novo ministro dos Transportes, para então agendar reunião e debater a questão.

Além disso, ficou acertada a formação de um grupo para cuidar da recuperação do Rio Doce, que corta os dois estados, e também debateram sobre como incrementar os negócios do setor agrícola, principalmente, em relação a café e madeira.

 

Comentários