Emescam vai gerir pós em Saúde da Família - Jornal Fato
Política

Emescam vai gerir pós em Saúde da Família

Bolsa residência oferecida pelo governo federal vai ser ministrada no Salesiano a partir do ano que vem


Bolsa residência oferecida pelo governo federal vai ser ministrada no Salesiano a partir do ano que vem

 

Um convênio entre os ministérios da Educação, Saúde, Emescam, tradicional faculdade capixaba de medicina, e Hospital Sírio Libanês vai viabilizar a instalação de curso de especialização médica em Saúde da Família e Comunitária, em Vargem Alta.

Trata-se uma pós-graduação lato sensu que objetiva formar, em larga escala, profissionais para Atenção Básica em Saúde, capazes de atender às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). Gratuito, confere ao formando o título de Especialista em Estratégia Saúde da Família.

O curso, com duração de dois anos, é destinado a médicos já diplomados e será inteiramente custeado pelo Governo Federal, sem custos para os profissionais.

Deverá ser instalado nas dependências da tradicional escola Salesiano, em Jaciguá. Para isso, o Governo do Estado precisa fazer a cessão do espaço à Emescam, o que, de acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), já está ajustado.

 

O deputado Theodorico Ferraço tem participado ativamente da viabilização do curso

 

Ele se encontra com o governador Paulo Hartung (PMDB) na manhã de segunda-feira para tratar da liberação. "Já estive no Salesiano com o pessoal da Emescam e do Sírio Libanês. O espaço precisa de poucas adaptações, que as instituições estão aptas a fazer. É uma grande conquista para a região, que só é possível, também, pelo apoio do governador".

O deputado participa ativamente das negociações e revela que serão 50 vagas no curso, que começa em 2016. "Fui autorizado pela Drª Maria da Penha Rodrigues D'Avila, provedora da Santa Casa de Vitória (mantenedora da Emescam), a dizer que serão duas bolsas por município, dedicadas ao sul do estado".

Segundo Ferraço, serão as prefeituras que indicarão os profissionais para participar e, em alguns casos, a própria Emescam poderá fazer a seleção.

 

Polêmica

A visita de diretoria e professores da Emescam, representante do Hospital Sírio Libanês, do presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço, e do prefeito Bosquinho ao Salesiano, em maio deste ano, causou polêmica. Houve, à época, o entendimento de que se pretendia instalar ali, em Vargem Alta, a faculdade de medicina prevista para Cachoeiro.

Mas, o plano da Emescam era o que se concretiza agora. A faculdade, na época liderava a disputa com outras quatro faculdades pelo direito de implantar um curso de medicina em Cachoeiro de Itapemirim e a casa residência seria, apenas, o complemento.

A Emescam acabou suplantada pela Multivix, mas recorreu da decisão e aguarda definição sobre o pedido de revisão feito ao governo federal.

 


Prefeito comemora definição

 

Para o prefeito Bosquinho, curso vai beneficiar as comunidades do interior

 

Desde 2013 o prefeito de Vargem Alta, João Bosco Dias, o Bosquinho (PSB), atua para que o histórico prédio do Salesiano volte a se dedicar à educação, como é de sua tradição. Ele teve participação ativa na estatização do imóvel e ontem comemorou a notícia de que ele irá abrigar o curso de especialização em Saúde da Família e Comunitária. "É um programa muito importante para as comunidades do interior", analisa.

Bosquinho recebeu ontem, do presidente da Emescam, Flávio Takemi Kataoka, a informação de que as vagas serão destinadas a 10 municípios, com duas vagas para cada um, em 2016, e quatro a partir de 2017.

O mais importante, segundo o prefeito, é que os médicos se especializarão para atender na Atenção Básica. Além disso, ele projeta que a residência médica possa ser feita no Hospital Padre Olívio, que fica a 300 metros do Salesiano. Com isso, acredita que haverá mais facilidade em captar recursos e expandir o atendimento, com cirurgias.

"É um momento muito feliz. Estou muito agradecido ao presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço, que fez essa aproximação, e ao governador Paulo Hartung, que viabilizará o espaço para que tudo se concretize. É algo que estávamos esperando. É muito importante para o sul do Estado".

 

 

Comentários