Eleitores com deficiência terão atendimento especial - Jornal Fato
Política

Eleitores com deficiência terão atendimento especial

Dos 78 municípios capixabas, 63 contarão com seções especiais para atender a essa demanda


Por João Caetano Vargas/ Ales Web 

Mais de 19 mil eleitores capixabas com deficiência ou mobilidade reduzida contarão com atendimento especial para votar no dia 7 de outubro. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), mesmo quem não fez o pedido antecipadamente poderá contar com auxílio de alguém de confiança para participar do pleito. 

Dos 78 municípios capixabas, 63 contarão com seções especiais para atender a essa demanda. A cidade com o maior número de seções especiais é Vila Velha, com 102, seguida por Vitória, Cariacica e Cachoeiro de Itapemirim, com 64, 63 e 60 respectivamente. Ao todo serão 694 seções para atender aos 19.720 eleitores que solicitaram o atendimento. 

Segundo o tribunal, os principais pedidos de atendimento especial são relacionados à mobilidade e visão. O prazo para fazer esse pedido encerrou no último dia 23 de agosto, mas ainda assim, quem não fez a solicitação, mas julgar que precisa de algum tipo de auxílio no dia do pleito, ainda poderá pedir ao presidente da mesa receptora de votos que deverá analisar se a medida é mesmo necessária.    

O voto acompanhado será possível em qualquer seção eleitoral se o presidente da mesa achar necessário. Neste caso, a segunda pessoa autorizada a ingressar na urna poderá inclusive digitar os números no equipamento. As urnas eletrônicas são preparadas para atender pessoas com deficiência visual.  

Além do sistema braile e da identificação da tecla número cinco nos teclados, os tribunais eleitorais disponibilizam fones de ouvido que enviam sinais sonoros com a indicação do número escolhido.

 Já as pessoas com dificuldade de mobilidade são direcionadas para seções que contam com rampas, elevadores e portas largas que facilitem o acesso para cadeirantes. Esses locais de votação também deverão contar com banheiros adaptados para atender a esse público.

 

Preferência para votar 

Conforme o TRE-ES, os eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida têm preferência para votar, assim como candidatos, juízes eleitorais, servidores da Justiça Eleitoral, promotores eleitorais, policiais militares em serviço, eleitores com mais de 60 anos, enfermos, mulheres grávidas e lactantes.

 

Comentários