Eleições 2016: Victor e Jathir estão empatados - Jornal Fato
Política

Eleições 2016: Victor e Jathir estão empatados

Diferença entre os dois não chega a um por cento nas menções espontânea e estimulada ? rejeição a Jathir é o triplo em relação a Victor


Fotos: Divulgação

 

A campanha eleitoral em Cachoeiro de Itapemirim chega à última semana com rigoroso empate técnico entre os candidatos Victor Coelho (PSB) e Jathir Moreira (SD). Na estimulada, em que o nome dos candidatos é apresentado ao eleitor, o socialista aparece pouco à frente 27,4% contra 26,9%. Mas, na menção espontânea, a dianteira, apertada, é de Jathir, que tem 22,8%, contra 22,4%.

 

A análise dos dados da pesquisa de cenário eleitoral feita pela empresa AGESP mostra que a corrida eleitoral está completamente aberta. Os dois abriram uma margem confortável para o terceiro colocado, Marcos Mansur (PSDB), que tem 6,3% na espontânea e 8,2% na estimulada, e está praticamente está fora da disputa, faltando poucos dias para a eleição.

 

"Contudo, quando analisamos o cenário de rejeição, Victor tem grande vantagem sobre Jathir. O socialista tem 4% de rejeição contra 13,2% do candidato do Solidariedade. Numa disputa apertada, essa pode ser uma grande diferença, pois diz muito sobre o potencial de crescimento de cada candidato nessa reta final. Candidatos com pouca rejeição têm maior possibilidade de crescimento eleitoral. Por outro lado, embora a rejeição do Jathir seja maior do que a do Victor, ela está numa margem aceitável para alguém que já ocupou cargos públicos", diz o cientista social e mestre em história política e social, Vanderson Gaburo, da AGESP.

 

Jathir tem desempenho melhor entre os homens e Victor entre as mulheres pesquisadas. O socialista lidera as intenções entre os entrevistados com faixa etária dos 16 aos 24 e de 25 a 34 anos, enquanto Jathir lidera no público de 35 a 59 anos e dos entrevistados com mais de 60 anos.

 

Outros candidatos

 

Brás Barros (PT) aparece em quarto lugar, com 2,9% na espontânea e 3,4% na estimulada. Logo atrás vem Romário Miranda (PV) com 2,6% na espontânea e 3,1 % na estimulada. Os outros três candidatos estão empatados em 1% na espontânea e, na estimulada, Professor Jonathan (Rede) e Lázaro Costalonga (PSL) aparecem com 1,2% e Júlio Ferrari (PMDB) em último, com 1%.

 

O número de indecisos está em 19,8% na menção espontânea e em 13,9% na estimulada.

 

Rejeição

 

Braz Barros é o candidato mais rejeitado, com 17,2%, seguido de Jathir Moreira, 13,2%, Marcos Mansur, 8,8%, Professor Jonathan, 8,4%, Romário, 6,6%, Lázaro, 6,4%, Júlio Ferrari, 6,2% e Victor Coelho, com 4%.   

 

A AGESP ouviu 400 entrevistados entre os dias 22 e 24 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 4,8% para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada sob o n° ES-06015/2016.

 

 

Comentários