Desafios debatidos por secretários - Jornal Fato
Política

Desafios debatidos por secretários


 

Secretários da Educação e representantes de diversos estados do Brasil estão reunidos, em Vitória, para uma reunião de trabalho da Comissão de Financiamento da Educação, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O encontro que teve início nesta sexta-feira (06) e termina na manhã deste sábado (07).

 

Quatro grandes eixos de trabalhos estão sendo debatidos: fontes de financiamento na educação; melhoria do gasto na Educação; Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi), e o piso salarial do magistério.

 

Para o secretário da Educação do Espírito Santo, Haroldo Rocha, "o grupo serve para cada um dar a sua contribuição mais efetiva. O nosso papel aqui é identificar as diversidades, debater o financiamento de gestão de ensino e compartilhar ideias. O país é muito diverso, juntos queremos avançar para a melhoria da educação pública e a melhoria da qualidade do gasto. Otimizar os recursos que cada Secretaria tem vai ajudar o nosso país a ter uma educação reconhecida internacionalmente. O desafio é grande, mas vamos chegar lá.".

 

"Esse é o primeiro grande encontro do grupo de trabalho de financiamento do Consed. É um importante momento para montarmos nossas estratégias de trabalho daqui para frente. Com os diagnósticos vamos apresentar uma proposta ou solução como um todo sobre as temáticas debatidas", disse o secretário da Educação de Pernambuco, Frederico Amâncio.

 

Na oportunidade, a secretária de Estado da Fazenda, Ana Paula Vescovi, realizou uma palestra com o tema: Desafios do financiamento à educação no Brasil. "Num momento de crise severa, o debate sobre a educação deveria começar por utilizar melhor os recursos disponíveis. A agenda hoje é melhorar a eficiência do gasto. No Brasil, não gastamos pouco com educação, mas o retorno do gasto é pequeno", ressaltou.

 

Após a palestra, os participantes formaram grupos, onde divididos em equipes, trabalharam temas específicos e definiram estratégias de trabalho para seguir nos próximos meses, com objetivo de apresentar uma proposta única ao Consed, sobre todas as temáticas debatidas.

 

Comentários