Deputado vai ter concorrência por vaga no TCEES - Jornal Fato
Política

Deputado vai ter concorrência por vaga no TCEES

Pelo menos três técnicos do próprio Tribunal de Contas e mais um deputado devem ser indicados hoje, último dia do prazo


Não vai ser sem discussão a definição do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES), aberta com a aposentadoria de José Antônio Pimentel. Embora haja acordo de bastidores em favor do deputado estadual Rodrigo Coelho (PDT), vai ter disputa.  Ao menos dois deputados começam a se movimentar. O prazo para inscrição dos nomes na Assembleia Legislativa termina nesta sexta-feira (27).

Marcelo Santos (PMDB) já recolhe assinaturas dos colegas parlamentares para apresentar o próprio nome como opção. Sergio Majeski (PSB) vai apresentar oficialmente três auditores concursados, do próprio Tribunal de Contas: Alexsander Binda Alves, Holdar de Barros Figueira Netto e Odilson Souza Barbosa Júnior.

O nome de Rodrigo, até recentemente, era o único para a substituição do conselheiro aposentado, em acordo costurado na Assembleia e com o aval do governador Paulo Hartung. Santos também é aliado do governador, mas sua movimentação não tem o seu consentimento. A decisão, no entanto, cabe, exclusivamente, à Assembleia Legislativa

Já Majeski, parlamentar de oposição, defende as indicações técnicas que, no seu entender, são mais adequadas às funções do órgão de fiscalização das contas da própria Assembleia, Governo estadual, prefeituras e Câmaras municipais. Segundo ele, a militância política anterior à indicação pode gerar parcialidade. "A imparcialidade e a independência são fundamentais nesse processo. É isso que buscamos ao propor a nomeação de técnicos", destaca.

Apesar do discurso de Majeski, a vaga deve mesmo ficar com um dos dois parlamentares que pretendem se inscrever. A definição ocorrerá na terceira sessão ordinária após o fim do recesso, marcada para 7 de agosto.

Comentários