Deputado Rodrigo Coelho não cai na rede - Jornal Fato
Política

Deputado Rodrigo Coelho não cai na rede

Veto foi divulgado na tarde de sexta-feira (04) por integrantes da Executiva Estadual da Rede


 

 

A Executiva Estadual do partido Rede Sustentabilidade divulgou nota, na tarde de sexta-feira (04), comunicando que decidiu em reunião vetar qualquer pretensão de filiação do deputado estadual Rodrigo Coelho (PT) a nova sigla, na qual o petista teria a intenção de disputar a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim no ano que vem.

 

O presidente da Executiva Estadual da Rede, Gustavo de Biase, disse em entrevista por telefone que a decisão de barrar a entrada de Rodrigo Coelho partiu de outros três integrantes do diretório no estado, entre eles o coordenador do coletivo municipal do partido em Cachoeiro, Jonathan William, opositor declarado ao deputado, e que também pretende ser candidato a prefeito.

 

No último dia 23, a Executiva Estadual se reuniu para tratar das "especulações" da filiação de Coelho na Rede. Segundo Gustavo de Biase, no encontro que contou com a participação de Audifax Barcelos, o coletivo municipal se posicionou de forma contrária a ida do deputado para a sigla, o que teria sido acatado.

 

A Rede esclareceu que seu quadro de filiados segue os conceitos e diretrizes estabelecidas pelo partido, devendo todos os pedidos de filiação passar por análise criteriosa e horizontal nas instâncias, sendo avaliados fatos concretos e o histórico de atuação dos interessados.

Questionado se haveria a possibilidade de Rodrigo Coelho se filiar procurando apenas a Executiva Estadual, o presidente da Rede no Estado afirmou que acha muito difícil.

"Para entrar na Rede, o deputado terá que pedir autorização primeiramente ao coletivo municipal. Se não for dessa forma, não será possível a sua filiação. Faz parte de nossas diretrizes", disse de Biase.

Trecho da nota de esclarecimento da Rede ataca o petista. "A Rede entende que a atuação política é um campo polêmico, porém, ética e respeito aos filiados são condutas imperativas para a Rede, e saber avaliar e julgar essas condutas dessa mesma forma faz parte da essência do partido, precisando haver afinidade programática com o Estatuto, princípios e valores defendidos".

A reportagem tentou contato com o deputado Rodrigo Coelho por diversas vezes, mas sem êxito.

 

ALTERNATIVAS

A polêmica em torno de uma possível filiação do deputado Rodrigo Coelho se instalou no partido no dia 19 do mês passado, após o Espírito Santo de Fato noticiar com exclusividade matéria sobre o convite feito pelo prefeito da Serra e integrante da executiva estadual da Rede Sustentabilidade, Audifax Barcelos ao petista para que se filiasse na nova sigla.
A Rede seria  a saída para que o deputado possa deixar o Partido dos Trabalhadores e tentar desvincular sua imagem do prefeito Carlos Casteglione e disputar as eleições de 2016 em Cachoeiro.

Entretanto, a relação do deputado com o novo partido já havia esfriado, o que pode ter facilitado a ação dos integrantes do diretório municipal contra seu ingresso. Naquele momento, a Rede era a alternativa mais viável para que pudesse deixar o PT em correr o risco de perder o mandato, pois liminar do STF estende até o próximo dia 12 o período de filiação para políticos com mandato.

Cauteloso, Coelho esperava decisão do pleno do Tribunal, para evitar que possível queda da liminar o deixasse exposto. Nos últimos dias, Rodrigo mudou de estratégia. Decidiu tentar a saída do PT alegando, entre outras coisas, o não cumprimento do programa partidário, o que lhe abriria a oportunidade de escolher em qual partido se filiar, sem o risco de perder o mandato.

Se antes a Rede era a única alternativa, passou a ser visa como mais uma, caso tenha êxito na ação. É um alento para o deputado, que vê uma porta se fechar, mas espera abrir outras em breve.

Comentários