Deputado presta contas e mostra força política - Jornal Fato
Política

Deputado presta contas e mostra força política

Rodrigo é líder do governo na Assembleia Legislativa e levou para o encontro pesos pesados da base de apoio ao governador Paulo Hartung


Foto: Leandro Moreira

 

Por Wagner Santos

 

Quando o deputado estadual Rodrigo Coelho (PDT) subiu ao palco, já passava das 11h00.  Recebeu aplausos entusiasmados da plateia que lotava a área de festas do bar Bom Gosto, em Cachoeiro de Itapemirim, na manhã deste sábado (17).

 

Foi a apoteose de um evento que superou as expectativas, seja pela presença maciça de público, seja pela qualificação e diversidade dos presentes que foram ao local para ver prestação de contas e levaram de brinde demonstração de poder de articulação e força política, num evento político que dá a largada do processo mais intenso e visível de articulações eleitoriais.

 

Rodrigo é líder do governo na Assembleia Legislativa e levou para o encontro pesos pesados da base de apoio ao governador Paulo Hartung (PMDB), com destaque para o deputado estadual Amaro Neto (SD), depois de Coelho a figura mais em evidencia no encontro, e o secretário de Estado de Agricultura, Octaciano Neto (PSDB), ambos são apontados como possíveis candidatos ao Senado e à Câmara Federal, respectivamente.

 

Vieram de Amaro alguns dos elogios mais contundentes a Rodrigo, que em 2014 coordenou sua campanha à Prefeitura de Vitória. "Certa vez, em seu gabinete, me deu uma aula sobre Educação. É estudioso, focado nas carência e problemas pra oferecer as soluções. Está capacitado a disputar qualquer cargo, seja no Legislativo ou Executivo. De prefeito a presidente", garantiu.

 

O prefeito de Marataízes, Tininho Batista (PDT) também disse algo semelhante e tem em Rodrigo uma espécie de guru, a quem consulta pra troca de ideias antes de tomar as decisões mais importantes, desde o período de interinidade na Prefeitura, na gestão passada. "A esposa dele deve sofrer comigo, pois ligo quase todos os dias, interrompendo almoço ou jantar. E o mais impressionante é que ele sempre atende", brincou.

 

Subsecretário da Casa Civil desde o início do ano passado,  Giuliano Nader, explicou o funcionamento da Secretaria que, em resumo, faz a relação do governo com a Assembleia Legislativa, recebe demanda dos deputados e também envia as do governo. Até maio de 2017, o trabalho era triplicado. Depois que Rodrigo Coelho assumiu a liderança do Governo na Assembleia, facilitou muito a nossa vida. É um craque. Fundamental para o Governo".

 

O vice-prefeito de Cachoeiro, Jonas Nogueira (PP), também compareceu e falou de sua admiração e respeito pelo deputado. Levou consigo para o evento, boa prte de seus correligionários.

  

Discurso

 

Depois dos aplausos, Coelho iniciou seu discurso com predomínio para a defesa da gestão do governador Paulo Hartung e sua política de equilíbrio fiscal. Fez reflexões sobre a intervenção federal no Rio de Janeiro, que, acredita, chegou ao fundo do poço por conta de concessões indevidas e impossíveis e cumprir em contraposição com a política de austeridade na gestão capixaba.

 

"As concessões não são feitas à coletividade, mas a corporações dentro da coletividade. A pequenos grupos. E isso acontece, em grande medida, pela ausência da nossa participação. O governador Paulo Hartung diz: nós precisamos cuidar das contas para cuidar das pessoas. E isso é um fato. Gostem ou não, estamos liderados por um projeto político e um líder político firma, que não fez concessão às corporações, que legitimamente reclamam, mas o que está sendo protegido é o nosso status de sociedade organizada. É o nosso dinheiro em forma de tributos que pagamos. Só que nós teimamos em nos calar e deixar que a reclamação (de grupos) vire a verdade e todo mundo".

 

Segundo o parlamentar, a discussão eleitoral tem que se dar de maneira macro, quanto á tomada de decisões e "não por coisas pequenas, que só desviam o assunto". Ele afirma que a missão do gestor é tomar decisões. E citou a Escola Viva, de tempo integral, uma das principais políticas públicas do governo, que enfrentou dificuldades protestos no processo de implantação, embora a modalidade tenha sido clamor popular.

 

"A gente quer ou não quer a mudança?", pergunta para ele mesmo responder. "Quer. Desde que não seja eu a mudar. Quero o beneficio da mudança, mas com o conforto da minha vida atual. Isso não vai acontecer. E precisamos falar isso francamente".

 

Ainda sobre eleição, Coelho diz que só ela será capaz de legitimar os ocupantes de cargos públicos, pois hoje os políticos estão em xeque. "Todos nós precisamos ser revalidados pare vencer o desafiador período que se apresenta. Essa necessidade pode ser nossa redenção ou calvário.  Se formos para a eleição como se fosse apenas mais uma. E elegermos pessoas que estão vendendo facilidades sem saber como vão entregar ou soluções mirabolantes, que não sabem como fazer, será, sim, nosso calvário. Mas, e elegermos pessoas que tiverem a responsabilidade e a sensibilidade do momento que estamos atravessando, e que queira conversar com honestidade, será nossa redenção".  

 

O parlamentar aproveitou o evento para lançar seu aplicativo em que presta contas das suas atividades e também recebe mensagens dos eleitores.

 

Presenças

 

Vera Costa, prefeita de Guaçuí, Tininho, prefeito de Marataízes, Jonas Nogueira, vice-prefeito de Cachoeiro, , Octaciano Neto, Secretário de Estado de Agricultura, Amaro Neto, Deputado estadual, Renata Fiório e Diogo Lube, vereadores de Cachoeiro, políticos com mandato e sem, de vários municípios da região, lideranças comunitárias, empresariais e religiosas.  

Comentários